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Detran-MT Prioriza Investimentos em Tecnologia para Modernizar e Desburocratizar Serviços, Afirma Presidente da Autarquia

Foram implantados mais de 40 serviços de forma online em cinco anos, como a emissão do Licenciamento e a renovação da CNH

Data: 11/01/2024 - Por: Da Redação


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Ao longo dos últimos cinco anos de gestão, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) direcionou investimentos significativos em tecnologia e modernização, promovendo melhorias na qualidade e acessibilidade dos serviços prestados aos cidadãos. Nesta entrevista, o presidente do Detran-MT, engenheiro civil Gustavo Reis Lobo de Vasconcelos, compartilha insights sobre os desafios e conquistas alcançadas na atual administração, visando aprimorar a entrega de serviços à população mato-grossense. A seguir, a entrevista completa:

Como o senhor avalia os últimos cinco anos de gestão frente ao Detran-MT?

Foi um período desafiador, mas altamente produtivo. Atualmente, o Detran conta com 139 unidades de atendimento em 124 municípios, realizando uma média diária de 15 mil atendimentos em todo o Estado. Investimos em informatização e modernização de diversos serviços, disponibilizando mais de 40 deles online, incluindo a emissão do Licenciamento e a renovação da CNH, dois dos serviços mais demandados, que já podem ser realizados digitalmente. Avançamos em todas as áreas do Detran, abrangendo habilitação, veículos, educação para o trânsito e fiscalização, além de empreender reformas significativas, como a da nossa sede em Cuiabá, que não recebia uma revitalização há 20 anos, e de várias unidades no interior. Também realizamos uma ampla ação para limpar todos os pátios da autarquia, incluindo seis leilões e a reciclagem de mais de 30 mil veículos inservíveis. Ao longo dessa gestão, investimos não apenas na melhoria dos serviços prestados, mas também no conforto e bem-estar dos cidadãos e dos nossos servidores, construindo um Detran cada vez mais robusto e eficiente para toda a população de Mato Grosso.

Quais foram os principais avanços na área da Habilitação?

Conquistamos avanços substanciais na modernização das etapas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação em Mato Grosso nos últimos cinco anos. As aulas teóricas ministradas nas autoescolas passaram a ser monitoradas eletronicamente pelo Detran-MT, empregando reconhecimento facial e biometria para candidatos e instrutores, uma medida para prevenir possíveis fraudes. Introduzimos a prova teórica digital e em Libras, em todas as unidades do Detran, otimizando tempo e recursos públicos com a eliminação das provas manuais. Para as aulas práticas de direção, implantamos o sistema de telemetria, que possibilita o monitoramento por meio da validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para registrar o percurso realizado pelo aluno. Todos esses avanços representam maior agilidade, transparência e segurança no processo de formação de condutores em Mato Grosso. Além disso, expandimos a quantidade de provas práticas de direção diariamente no Estado, ampliando o número de bancas examinadoras de 04 para 36, descentralizando o serviço para dar mais autonomia aos municípios do interior e reduzindo o tempo de espera dos candidatos.

E sobre as melhorias na área de Veículos?

Registramos progressos significativos na área de veículos. Em 2019, a frota estadual era de 1,950 milhão de veículos, e hoje contamos com 2,650 milhões. Esse aumento nos levou a aprimorar ainda mais os serviços disponíveis. A vistoria veicular, por exemplo, foi expandida com o credenciamento de 64 empresas especializadas pelo Detran, proporcionando maior escolha aos cidadãos para realizar a vistoria. Em colaboração com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg), os proprietários de veículos agora podem comunicar a venda em 94 cartórios, integrados ao sistema do Detran. Oferecemos também a opção de pagamento parcelado dos débitos veiculares no cartão de crédito por meio de empresas credenciadas, abrangendo impostos como o IPVA, o Seguro DPVAT, a taxa de Licenciamento e multas. Além disso, implementamos um sistema de inteligência artificial para aumentar a segurança, transparência e eficiência nos processos de emplacamento e vistoria veicular realizados em Mato Grosso pelas empresas autorizadas pelo Detran.

Quanto aos investimentos em reformas das unidades, o que foi feito?

Desde 2019, o Governo de Mato Grosso destinou mais de R$ 21 milhões para obras de revitalização, acessibilidade e manutenção predial em unidades do Detran em todo o Estado. Desse montante, R$ 10 milhões foram investidos na reforma, revitalização, ampliação e acessibilidade da sede do Detran, em Cuiabá, e R$ 11 milhões nas reformas e manutenção de 22 unidades no interior. A sede do Detran em Cuiabá, composta por 17 blocos, passou por reformas abrangentes, incluindo o bloco de atendimento ao público, diretoria de Habilitação e Veículos, Vistoria Veicular, bloco de espera dos testes práticos, Gerência de Fiscalização, Escola Pública de Trânsito, Presidência, Diretoria de Administração Sistêmica, auditório, almoxarifado, protocolo, restaurante, entre outros setores. No interior do Estado, diversas unidades foram objeto de obras de revitalização, acessibilidade e manutenção predial, como em Rosário Oeste, Barra do Bugres, Arenápolis, Água Boa, São José dos Quatro Marcos, Chapada dos Guimarães, Colíder, Jauru, Nova Mutum, Cláudia, Vila Rica e Vila Bela da Santíssima Trindade. Atualmente, estão em andamento obras nas 7ª Ciretran de Alto Araguaia, 9ª Ciretran de Diamantino, 12ª Ciretran de Poxoréu, 15ª Ciretran de Poconé, 17ª Ciretran de Nortelândia, 21ª Ciretran de São Félix do Araguaia, 23ª Ciretran de Juara, 31ª Ciretran de Canarana, 32ª Ciretran de Peixoto de Azevedo e 60ª Ciretran de Brasnorte.

Quais são as metas para 2024?

Nosso objetivo é continuar aprimorando os serviços para transformar o Detran em uma autarquia cada vez mais moderna e menos burocrática. Continuaremos investindo em tecnologia, informatizando e modernizando os serviços para os cidadãos, ampliando a oferta de serviços online para proporcionar maior comodidade e praticidade, reduzindo a necessidade de deslocamento às unidades do Detran. Desejamos que nossos serviços cheguem de maneira mais rápida e eficiente aos cidadãos, concentrando nossos esforços em tornar o Detran-MT uma referência em agilidade, transparência e inovação na prestação de serviços à população.







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