ACADEMIA FC
AA ARAGUAIA
CE DOM BOSCO
CUIABÁ EC
LUVERDENSE EC
MIXTO EC
NOVA MUTUM EC
OPERÁRIO VG
PRIMAVERA AC
UNIÃO ROO
O único gol do confronto foi anotado pelo atacante Clayson, que desencantou e marcou o primeiro na competição defendendo o time auriverde.
Data: 15/08/2021 - Por: Fernando Soares
Após três jogos sem triunfos, o Cuiabá voltou a vencer na Série A do Campeonato Brasileiro. Em partida realizada neste domingo (15), o Dourado venceu o Athletico-PR pelo placar de 1 a 0, na Arena Pantanal, pela 16ª rodada. O único gol do confronto foi anotado pelo atacante Clayson, que desencantou e marcou o primeiro na competição defendendo o time auriverde.
O jogo começou pouco movimentado, onde as duas equipes deixavam a bola muito presa no meio-campo. As faltas e os passes errados contribuíam para que o jogo não fluísse. Clayson e Jenison tiveram oportunidades, mas as finalizações sequer assustaram o goleiro Santos.
Na metade do primeiro tempo, o Furacão tinha mais a posse de bola, porém não conseguia chegar com perigo ao gol do Cuiabá. A primeira boa chance dos visitantes veio só aos 32 minutos da etapa inicial. Canesin cruzou na área, Carlos Eduardo subiu, porém, cabeceou a bola para fora.
A primeira etapa deixou a desejar, os dois times não deram ritmo ao jogo, que ficou amarrado no meio-campo. Antes do apito final, Paulão jogou a bola para lateral, alegando que a mesma estava murcha. Na sequência, Renato Kayser não respeitou o fairplay e seguiu com a jogada. Os jogadores e a comissão técnica do Cuiabá ficaram indignados.
As conversas no intervalo fizeram efeito e as duas equipes voltaram mais ligadas no segundo tempo. O Athletico-PR chegou aos 5 minutos com Christian pela direita. O jogador carregou pelo corredor e cruzou forte rasteiro para área, Walter com um tapa conseguiu se antecipar para evitar o pior.
O Cuiabá respondeu à altura em duas finalizações perigosas. Na primeira, Clayson acionou Jenison, que fez a parede e esperou a chegada de Rafael Gava. O meia apareceu como elemento surpresa, finalizou, a bola passou raspando a trave e foi para fora.
Em um jogo bastante disputado, a individualidade do camisa 10 do Cuiabá se sobressaiu. Em chute desviado de Pepê, Clayson ficou com a sobre partiu para o meio e chutou no canto direito de Santos, para marcar seu primeiro gol com a camisa do Dourado na Série A. Em entrevista no meio da semana, o atacante tinha dito que a seca de gols no Cuiabá o incomodava.
Após o gol, Jorginho colocou sangue novo na equipe. Saíram Clayson e Pepê para as entradas de Jonathan Cafu e Yuri Lima, respectivamente.
Na reta final o jogo se desenhou em ataque contra a defesa. O Furacão se jogou ao ataque em busca do gol de empate. Enquanto o Cuiabá fechou a casinha e ficou com dez homens de linha no campo de defesa.
O Furacão até que tentou, mas não conseguiu furar a defesa do time cuiabano: Cuiabá 1 x 0 Athletico-PR.
Com o resultado, o Cuiabá ocupa a 16ª posição e sai momentaneamente do Z-4 do campeonato e agora seca o América-MG, que joga com a Chapecoense nesta segunda (16). Enquanto o Athletico-PR permanece na 6ª colocação, com 23 pontos conquistados.
Agora os olhos dos jogadores do Dourado se voltam para partida contra o Grêmio. A equipe cuiabana enfrenta o Imortal, nesta quarta-feira (18), na Arena Pantanal, em jogo atrasado da 5ª rodada da Série A.
Depois, o Cuiabá vai até São Paulo, encarar o Palmeiras, no domingo (22), às 10h, no Allianz Parque. No mesmo dia, o Furacão recebe o Corinthians, na Arena da Baixada às 15h. Ambos jogos serão válidos pela 17ª rodada da competição nacional.
Por: Fernando Soares