A cerimônia de encerramento das Olímpiadas de Tóquio 2020 acontece neste domingo (8) e marca o fim do maior evento esportivo do mundo. Nos jogos, seis atletas de Mato Grosso foram para o Japão em busca do pódio olímpico, porém voltaram para o Brasil sem medalhas.
Os representantes mato-grossenses foram: Ana Sátila (canoagem), Almir Júnior (salto triplo), Bruna Benites (futebol), Felipe Lima (natação), Haline Leme (rugby sevens), Vagner Souta (canoagem).
Ana Sátila
A atleta de Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá) disputou as provas de K1 (caiaque) e C1 (canoagem slalon), porém não conseguiu ter um bom desempenho e acabou ficando fora do pódio das duas categorias.
Almir Júnior
O triplista de Matupá foi eliminado ainda na fase eliminatória ao atingir a marca de 16,27m, o que lhe deixou apenas na 23º colocação, bem distante dos 12 primeiros que avançaram para a final.
Bruna Benites
A zagueira cuiabana fez parte do grupo da seleção brasileira de futebol feminino em Tóquio e acabou voltando para casa após a equipe ser eliminada nos pênaltis pelo Canadá, nas quartas de final do torneio.
Felipe Lima
Após se classificar para semifinal na fase eliminatória, o nadador cuiabano disputou as semifinais da prova dos 100m peito e terminou em sexto lugar com o tempo de 59s80. Ele encerrou a competição na 12ª posição e não conseguiu avançar com o grupo dos oito melhores que disputaram medalhas. Além disso, Felipe participou do revezamento 4x100m medley e 400x medley misto, porém não obteve êxito.
Haline Lima
A representante mato-grossense, Haline Lima, fez três apresentações com a seleção brasileira feminina de rugby sevens nos Jogos Olímpicos e acabou perdendo as três partidas contra Canadá (33x0), França (40x5) e Fiji (41x5). Todas as partidas foram realizas pelo Grupo B.
Vagner Souta
De Guarantã de Norte, Vagner Souta não conseguiu se classificar para a semifinal da canoagem K1 1000m. o canoísta fez o tempo de 3m52s402. Os líderes da prova foram o russo Maxim Spesivtsev (3m44s136), em primeiro, na sequência o chinês Dong Zhang ficou na segunda posição (3m52s402).
Antes do início das Olímpiadas, o Governo do Estado garantiu um auxílio aos atletas mato-grossenses convocados. Cada atleta recebeu R$ 30 mil de premiação do projeto Olimpus MT. De acordo com a Secretaria de Estado Esporte e Lazer, se algum competidor ganhasse alguma medalha, independente da colocação, receberia um segundo prêmio, de R$ 100 mil.
Por: Fernando Soares