A velocidade e habilidade sempre foram as principais características do jogador, e isso acabou chamando atenção da diretoria do Cuiabá.
Data: 04/08/2021 - Por: Fernando Soares
Contratado pelo Cuiabá para disputa do Campeonato Brasileiro, Rafael Elias ganhou o apelido de “Papagaio” ainda na infância, pois costumava pelos ser o atleta mais falador em todos clubes em que passou. Diferente de outros profissionais com a mesma idade, o paulista de 22 anos começou a carreira no futebol profissional um pouco “tarde”. Isso porque, o jogador jogou futsal por 13 anos e ingressou no futebol de campo apenas em 2018, quando disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Palmeiras.
Aos cinco anos de idade, Papagaio ingressou na Portuguesa, aonde permaneceu dez anos. Depois disso, o atleta foi para o futsal do Juventus, aonde brilhou e acabou despertando interesse do Palmeiras. No Alviverde, Rafael fez história e acabou sendo convocado pela seleção brasileira, onde conquistou o título de campeão sul-americano Sub-17.
Após fazer história no futsal, o atacante precisou fazer uma escolha. O Palmeiras não tinha categoria Sub-20 no futsal e o jovem não queria sair do clube, foi ai que ele optou por trocar a quadra pelo campo.
Alguns episódios quase tiraram Papagaio do esporte. Na infância, um erro médico acabou o diagnosticando com arritmia cardíaca, porém o pai dele conhecia outro cardiologista que pôde tranquilizar o jogador na época dizendo que estava tudo correto com os exames e com o coração.
Em 2019 o atleta flagrado no exame antidoping da Conmebol e ficou 14 meses longe dos gramados. O teste foi feito horas antes de um confronto do Atlético-MG pela Sul-Americana daquela temporada.
Rafael Papagaio fez a reestreia no futebol neste ano em um clássico contra o Corinthians. Semanas depois ele marcou o segundo gol do Palmeiras contra a Ferroviária, em uma partida disputada pelo Campeonato Paulista.
A velocidade e habilidade sempre foram as principais características do jogador, e isso acabou chamando atenção da diretoria do Cuiabá. O atacante desembarcou na capital mato-grossense no dia 27 de maio por meio de empréstimo. No momento, o jogador atuou sete vezes pelo Cuiabá no Brasileiro e marcou um gol.
Atualmente, Papagaio joga mais como segundo atacante e disputa vaga com Elton e Jenison no ataque do Dourado. Em resposta ao site Olho no Esporte MT, o jogador explicou que herdou algumas características do futsal e se o técnico Jorginho precisasse ele poderia atuar como pivô.
Por: Fernando Soares