A Secretária de Esportes do município de Rondonópolis, Carla Carvalho, irá notificar o União Esporte Clube e a equipe do Academia Futebol Clube para que se cumpram as normas sanitárias que visa o combate a Covid-19 em relação ao uso do estádio Luthero Lopes.
A notificação é devido ao jogo do União na primeira rodada contra o Porto Velho (RO), pela Série D do Campeonato Brasileiro, onde adentraram cerca de 20 torcedores ao estádio, inclusive alguns destes torcedores, divulgaram fotos presente no estádio, contrariando as normas sanitárias municipal e as diretrizes técnicas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pois não permite torcedores nos estádios.
O árbitro da partida, Ezequiel Sousa Costa, da Bahia, relatou na súmula do jogo a entrada de torcedores no estádio Luthero Lopes.
A equipe do Academia, incorre na mesma infração, pois a secretária Carla, liberou para a equipe realizar dois treinos semanal no Luthero, pois preparam para representar Rondonópolis na 2ª Divisão do Campeonato Mato-grossense. Nos jogos amistosos do Academia, segundo a pasta do esporte, foi comprovado através de fotos, dezenas de torcedores no estádio, uma vez que os treinos e amistosos são realizados com portões fechados para o torcedor.
Segundo Carla Carvalho, a notificação visa seguir aos normas sanitárias e decreto vigente no município em conformidade com as diretrizes da CBF no combate a Covid-19.
Além das equipes, a imprensa tem o acesso para acompanhar os treinos, e uma normativa será publicada nesta quinta-feira (17), para esclarecer quaisquer dúvidas.
“Nenhuma praça esportiva do município está liberada pela secretaria de esportes para ter atividades esportivas, e quem fiscaliza estas situações, é a Policia Militar através do 190, e vigilância sanitária”, disse a secretária.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou, na terça-feira (15), o Boletim Informativo n° 464 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, onde Rondonópolis elevou ao nível de alto para ‘Muito Alto’ no aumento dos números dos casos da Covid-19. A cidade nesta quarta-feira (16), está com todas UTIs lotadas e nove pessoas aguardam vagas.
O Comitê de crise deverá reunir nos próximos dias, para definir um novo lockdown na cidade.