• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Sindessmat pede mais vacinas para profissionais de saúde do setor privado

Ofício enviado pelo Sindessmat, que representa estabelecimentos de saúde privada no Estado aponta que profissionais da linha de frente de algumas entidades ainda não receberam a primeira dose de imunização

Data: 02/02/2021 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Ofício enviado pelo Sindessmat, que representa estabelecimentos de saúde privada no Estado aponta que profissionais da linha de frente de algumas entidades ainda não receberam a primeira dose de imunização

O Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá em que solicita a participação da entidade na discussão sobre os critérios que definem a aplicação da vacina na Capital. No documento, protocolizado na última quinta-feira (28.01), o sindicato destaca que algumas unidades associadas relatam que nenhum de seus profissionais foi vacinado e em outros casos a quantidade de doses é insuficiente para atender os profissionais que estão na linha de frente. O Sindessmat também pede informações sobre o plano de imunização nas entidades privadas.

A preocupação do Sindessmat em relação à vacinação dos profissionais de saúde se justifica pelo aumento nos números de novos casos de Covid-19, bem como o aumento da taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva nos hospitais particulares, que na última semana atingiu 86,5%. Nesta segunda-feira (01.02), a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), notificou 1.003 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado, chegando a 218.023 casos e 5.154 óbitos em decorrência da doença, só em Cuiabá são 46.970 casos.

“Entendemos que o número de doses nesta primeira remessa é pequena, mas em casos específicos, como no Hospital Ortopédico, nenhum profissional recebeu a imunização. E em outros estabelecimentos a quantidade disponibilizada foi insuficiente para atender a demanda dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia”, explica a diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West.

O ofício revela ainda que empresas como laboratórios de análises clínicas e de imagem que atendem frequentemente pacientes infectados pela Covid-19 também não foram contemplados com a vacinação. No total, Cuiabá recebeu 17.687 doses de vacinas destinadas aos profissionais da Saúde, quantia suficiente para atendimento de 75,7% da demanda (que é de 23.371 profissionais).

“Como representante do setor privado de saúde, nossa intenção é participar mais ativamente dessa discussão, para entender como está sendo o critério para a distribuição das vacinas e também de ajudar com informações sobre os profissionais de saúde da Capital. Podemos contribuir com o levantamento de todos os profissionais que estão atuando na linha de frente nas unidades para que a Secretaria tenha as informações também do setor privado, e com esses dados possa traçar a melhor estratégia para imunização deste grupo”, pontuou.

 

Ainda com o intuito de colaborar, as entidades privadas se colocam à disposição para apoiar a imunização da população, em cooperação e complemento ao serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 
 
 
 
 
Área de anexos
 
 
 










Top