• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Copa Verde 2020: CBF adota critérios para a Copa Verde e Mato Groso tem representante alterado

Após confirmar na última semana os três clubes de Mato Grosso para a disputa da Copa Verde 2020,

Data: 09/12/2020 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Após confirmar na última semana os três clubes de Mato Grosso para a disputa da Copa Verde 2020, a Confederação Brasileira de Futebol modificou os representantes após desistências e alterações nos 24 clubes aptos a disputarem a competição.

 

Com isso, Mato Grosso será representada por Cuiabá (Campeão Mato-grossense 2019), e pelos dois melhores ranqueados no Ranking Nacional de Clubes da CBF -  Luverdense (40º RNC) e Sinop (81º RNC).

 

Devido a desistência do São Raimundo-PA na última segunda-feira (7), que hoje está na posição número  80 do ranking de clubes da CBF, a entidade chamou para ocupar a vaga o próximo classificado que é o Sinop, número 81º do RNC. Com isso, o Operário Várzea-grandense ficou de fora da competição.

 

CRITÉRIOS DO REGULAMENTO

 

O primeiro critério de disputa da Copa Verde é ser campeão de cada um dos 12 Estados que disputam a competição. Sendo assim, o Cuiabá Esporte Clube será o primeiro representante de Mato Grosso.  

 

Após o preenchimento das 12 primeiras vagas, o segundo critério estabelecido pela CBF é conceder seis vagas aos melhores ranqueados, que não foram campeões ou indicados  em seus Estados. Na 40ª colocação do ranking nacional, o Luverdense ocupou uma destas vagas.

 

Após a desistência de alguns clubes, entre eles o Goiás-GO (20º) e São Raimundo-PA (80º), a CBF indicou o Sinop (81º) para definir os classificados pelos segundo critério de indicação para a disputa da competição.

 

Depois de preenchido o segundo, o terceiro critério adotado pela entidade é a indicação de uma vaga para as seis melhores federações ranqueadas. 

 

Porém, para a Federação Matogrossense de Futebol, que hoje seria a 3ª melhor federação ranqueada na disputa, a indicação só poderia acontecer se não fossem ocupados duas vagas no segundo critério.

 

Por não poder indicar um representante no critério 3, o Clube Esportivo Operário Várzeagrandense, que teria a vaga por ser vice campeão  estadual em 2019, acabou ficando fora da Copa Verde, mesmo que a CBF tenha confirmado anteriormente dentro da disputa.

 

A Copa Verde tem início programado para o dia 20 de janeiro de 2021 e garante ao campeão uma vaga na 3ª fase da Copa do Brasil.










Top