• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Auxílio emergencial sumiu? Veja como proceder

Nesses casos, é preciso avisar a Caixa Econômica Federal e fazer Boletim de Ocorrência

Data: 19/06/2020 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Algumas pessoas têm reclamado, principalmente, nos PROCON de todo o país, que os recursos do auxílio emergencial estão sumindo do aplicativo “Caixa Tem”. Já a Caixa Econômica Federal se posicionou, informando que a segurança do banco faz mapeamentos e monitoramentos constantes juntos aos órgãos de Segurança Pública, com o objetivo de impedir eventuais fraudes.

Mesmo assim, caso o beneficiário se depare com o sumiço do auxílio emergencial do aplicativo, é preciso recorrer.

Auxílio emergencial roubado: como proceder?

Primeiramente, é preciso que o beneficiário comunique pessoalmente o fato em uma agência da Caixa Econômica. O banco acionará os departamentos de segurança.

Depois, é necessário que se faça um Boletim de Ocorrência (BO) em uma delegacia. Isso é muito importante, pois irá oficializar o caso de extravio do recurso do auxílio emergencial por meio do aplicativo “Caixa Tem”. Além disso, com o BO em mãos, o cidadão consegue abrir um processo de contestação, isso, em qualquer agência da Caixa.

O banco, por sua vez, deverá abrir chamado para averiguar o fato. Se realmente for comprovado o extravio do auxílio emergencial do aplicativo, o beneficiário deve ser ressarcido rapidamente.

De acordo com a Caixa Econômica, os funcionários do banco já foram orientados a agir nesses casos. O processo é realizado no menor tempo possível, a fim de não prejudicar ainda mais o beneficiário.

Também, o banco informou que o maior risco, hoje, é nos acessos. Dessa forma, a orientação é evitar acessar links ou instalar aplicativos não oficiais, que vêm roubando dados de beneficiários do auxílio e, com isso, movimentando os recursos de forma indevida.

Vale ressaltar que nenhuma mensagem sobre o auxílio é enviada por e-mail, redes sociais, SMS ou WhatsApp.







Top