Os clubes definiram o formato de disputa do Campeonato Mato-grossense Sub-17, em arbitral realizado na tarde desta terça-feira, na sede da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). Em princípio, 12 times confirmaram participação na competição de base, que tem início previsto para 01 de outubro.
O arbitral definiu que os 12 times serão divididos em três grupos com quatro equipes em cada. No Grupo 1 terá Sinop, Juara, Luverdense e Grêmio Sorriso. No Grupo 2 União, Academia, Dom Bosco e Ação jogarão entre si. E no Grupo 3 fazem parte Mixto, Cuiabá, Poconé e Cacerense.
O formato de disputa será o mesmo do Mato-grossense Sub-19, que definiu os seus finalistas no último fim de semana. Todos jogam contra todos dentro do grupo em ida e volta, os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de finais.
Na sequência, os seis classificados jogarão no sistema mata-mata. Os três vencedores e o quarto melhor time em aproveitamento percentual durante toda a competição, incluindo primeira e segunda fase, seguirão para as semifinais. Sempre as equipes com melhores campanhas farao a segunda partida dentro de seus domínios.
Operários fora
O Operário Várzea-grandense e o Operário Ltda insatisfeitos com a nova gestão da FMF e com o formato de disputa do Sub-17, desistiram de participar desta competição de base.