O Cuiabá deu o troco no Luverdense pela eliminação na semifinal de 2016 e conseguiu chegar a final do Campeonato Mato-grossense. O time da capital reverteu a derrota da ida, venceu por 1 a 0 e conquistou a vaga nos pênaltis. O jogo foi realizado na tarde deste domingo, na Arena Pantanal.
A partida de ida no estádio Passo das Emas terminou 1 a 0 para o Luverdense. Como na volta o Dourado devolveu o placar, a decisão da vaga na final foi para os pênaltis e o Cuiabá venceu por 4 a 2. Este resultado definiu o confronto da final do estadual, que será entre Sinop e Cuiabá.
O jogo foi equilibrado, como é de praxe na partida entre as duas equipes, mas o Cuiabá conseguiu marcar o gol, que definiu a partida aos 21 minutos da segunda etapa. Robinho fez cruzamento para a área pela direita, o atacante Cleberson Tiarinha encontrou um espaço entre os zagueiros para cabecear para o fundo do rede. Depois do Gol o goleiro Henal ainda salvou o Cuiabá em algumas oportunidades criadas pelo Luverdense, levando para os pênaltis.
Nas cobranças, o Cuiabá não errou nenhuma cobrança. Pelo outro lado, Marcos Aurélio e Paulinho perderam, e Macena e Aderlan acertaram. O Dourado marcou com Bruno Veiga, Gabriel Ramos, Robinho e Douglas Mendes.
Os dois jogos finais entre Cuiabá e Sinop já tem data e locais definidos. O jogo de ida será no próximo domingo, 30 de abril, às 15h, na Arena Pantanal. E a partida decisiva será no dia 07 de maio, às 15h, no Gigante do Norte.