Começaram na tarde desta sexta-feira, no Boulevard dos Atletas, dentro da Arena Pantanal, as competições na modalidade de esportes eletrônicos do JUBs Cuiabá. Utilizando a franquia FIFA, 20 atletas de sete estados se enfrentaram na fase de grupos, sendo que apenas os dois melhores atletas de cada um dos quatro grupos se classificaram para a próxima etapa.
Para alguns atletas, ter seu adversário sentado bem ao lado aumenta muito o nervosismo. E na tentativa de relaxar durante as partidas, cada um tinha seus métodos: desde jogar descalço, até usar fones de ouvido.
O estudante Ider, que cursa Educação Física na UFRN, já é veterano nesse tipo de competição. O atleta começou a disputar competições de FIFA em 2008 e foi o terceiro colocado nas eliminatórias do Rio Grande do Norte com apenas 14 anos. Porém, de lá pra cá, Ider tem diminuído o tempo de treino. “Quando consigo conciliar trabalho e faculdade e sobra um tempo, eu jogo”.
Atualmente, Ider é vice-campeão das eliminatórias estaduais e, na rodada de hoje do JUBs, conquistou o primeiro lugar do grupo D. Apesar disso, o atleta não cria grandes expectativas para as próximas rodadas. “Cada jogo é um jogo, então não dá para esperar nada. Só olhar para o jogo, e tentar ganhar”.
A delegação de Mato Grosso tem dois atletas competindo na categoria, os primos Raphaella Magalhães e Luis Guilherme, estudantes da UFMT. Os dois se prepararam bastante para a competição, tendo treinado de duas a três horas por dia. Luis também foi o primeiro classificado de seu grupo, cumprindo seu objetivo principal: Passar da fase de grupos. “Agora é jogo a jogo. Espero que até a final”.
Já Raphaella diz que por ser mulher sempre foi subestimada pelos outros competidores, e veio preparada para provar o contrário. “Por eu ser mulher, já vem esse pensamento que eu não jogo bem, mas vou dificultar bastante a vida deles”.
Todas as partidas foram em um nível equilibrado, e carregadas de nervosismo e emoção, além é claro, da torcida dos amigos. A competição no esporte eletrônico se estende pelo fim de semana, até a disputa da final no domingo, às 15h.