A etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, que ocorre em Brasília, entre os dias 11 a 14 deste mês, contará com 13 competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), nas ocupações de Tecnologias da Informação e Comunicação, Serviços, Costura Industrial, Panificação e Operacionalização de Microcomputadores.
Entre as novidades deste ano, está um grupo de seis estudantes dos cursos técnicos de Panificação e Design que farão parte da competirão no desafio Festa saudável. O objetivo deles será preparar um piquenique intitulado ‘Saúde e Sabores’, destinado a pessoas com restrição alimentar, como o diabetes e intolerâncias ao glúten e à lactose.
Para o estudante técnico em panificação, Pabbulo Vitor Campos, de 19 anos, aprender a cozinhar alimentos sem glúten e lactose foi um verdadeiro desafio. “Eu não estava acostumado com a textura e sabores e estranhei bastante no início”. No entanto, ao compreender um pouco mais sobre a doença celíaca e outros tipos de intolerância, Campos percebeu o quanto era necessário ter pessoas desenvolvendo novos alimentos. “Acredito que seja uma boa área para se trabalhar aqui em Cuiabá. Existe um nicho de mercado nesse sentido. Quem sabe seja a minha oportunidade”, exclamou.
Este ano o Senai-MT também contará com quatro competidores no desafio de Soluções Sustentáveis para Tecnologia da Informação. Eles terão de apresentar um projeto de automação para residências por meio de um aplicativo e gerenciamento de sistema pela internet. O projeto terá de ser uma solução digital inédita, com foco em sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Pessoas com Deficiência
Durante a última Olimpíada Nacional, em 2014, o Senai conquistou duas medalhas de ouro em ocupações individuais para Pessoas com Deficiência (PcD). Este ano, serão três participantes. Em Costura Industrial competirá a Kamila Cristhine Fonseca Silva, na ocupação de Operador de Microcomputador, Alessandra Gomes Da Silva e na Panificação, a Marina Aldenaiza Da Silva.
Casa Inteligente Popular
A Escola Senai da Construção também levará para a Olimpíada, na modalidade de demonstração, uma ‘Casa Inteligente Popular’ que terá uma arquitetura moderna com características visuais arrojadas. O produto procura estabelecer uma interligação entre sistemas construtivos com vistas a garantir uma edificação eficiente, flexível e inteligente, onde os componentes e materiais contribuem para o conforto, economia e manutenibilidade da edificação.
O projeto tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes na construção civil, visando o uso racional da energia elétrica, água, menor impacto ambiental, buscando atender as necessidades de um público que demonstrem interesse em habitações populares.
Inova Senai
O Senai-MT também participará do Inova SENAI com o projeto Gerence Plus, um Web Service para Gerenciar o Consumo de Energia Elétrica na Indústria, a partir da Microgeração Fotovoltaica, com o estudante do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai Mato Grosso), João Zico de Oliveira.
O Gerence Plus ajuda indústrias na redução do consumo de energia elétrica de forma inteligente e sustentável, por meio de um sistema autônomo, oportunizado por algoritmos inteligentes. Diferentemente de outros sistemas com foco apenas em medidores, o Gerence Plus considera fontes alternativas para promover a autossuficiência energética.
O objetivo do Inova é promover o empreendedorismo, a criatividade e a cultura de inovação por meio do desenvolvimento de projetos inovadores, desde a concepção, planejamento, execução até a apresentação para possíveis empresas interessadas em comercializar os produtos ou processos concebidos.