ACADEMIA FC
AA ARAGUAIA
CE DOM BOSCO
CUIABÁ EC
LUVERDENSE EC
MIXTO EC
NOVA MUTUM EC
OPERÁRIO VG
PRIMAVERA AC
UNIÃO ROO
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) decidiu, de forma unânime, manter o registro da candidatura de Otaviano Pivetta (Republicanos) ao Governo do Estado nas eleições de 2026. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (14), após a análise de um recurso apresentado pela oposição.
Os sete membros da Corte votaram contra o pedido da coligação Coração da Gente, formada por PL, MDB, Novo e pela federação PRD-Solidariedade. O grupo tem Wellington Fagundes (PL) como candidato ao Governo de Mato Grosso.
Com a decisão, Pivetta continua oficialmente na corrida eleitoral e poderá disputar o pleito marcado para 4 de outubro. O julgamento também confirmou o entendimento apresentado anteriormente pelo relator do processo, juiz-membro Pérsio Oliveira Landim.
O pedido para barrar a candidatura de Pivetta teve como base uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) relacionada a um convênio firmado em 2001, período em que ele era prefeito de Lucas do Rio Verde.
O acordo, firmado com o Ministério da Saúde, previa a aquisição de uma unidade móvel de atendimento e acabou relacionado às investigações da Operação Sanguessuga. O TCU julgou as contas irregulares e estabeleceu o pagamento de R$ 17,3 mil, além de multa de R$ 10 mil.
A coligação adversária sustentou que a decisão poderia gerar impedimento eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.
Na análise do processo, o TRE-MT considerou uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que concedeu efeito suspensivo aos recursos apresentados pela defesa de Pivetta.
Segundo o entendimento do relator, enquanto os efeitos da condenação estiverem suspensos por determinação judicial, não se configura uma das condições necessárias para declarar a inelegibilidade do candidato.
A Procuradoria Regional Eleitoral também opinou pela manutenção do registro da candidatura.
Apesar da decisão favorável no TRE-MT, o processo ainda não está necessariamente encerrado. A coligação que questiona a candidatura poderá apresentar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até que uma eventual nova decisão altere o entendimento atual, Otaviano Pivetta permanece com o registro de candidatura válido e segue na disputa pelo Governo de Mato Grosso nas eleições de 2026.
Com informaçoes VGN e TRE/MT