• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Em 2026, Cuiabá inicia trajetória totalmente do zero

Apesar da expectativa do retorno imediato, a equipe Auriverde terá um caminho árduo na competição em 2026, visto que começará quase do 'zero'

Data: 10/12/2025 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Crédito Foto: Divulgação

A temporada de 2025 terminou com frustração para o Cuiabá. Ao fechar a Série B na 10ª colocação, o clube não conseguiu o tão desejado retorno à Série A e agora se vê diante de um processo profundo de reconstrução. O planejamento para 2026 aponta para um recomeço praticamente do zero.

A campanha na segunda divisão ficou marcada por falhas que comprometeram o desempenho auriverde. Contratações mal-sucedidas, escolhas equivocadas e pontos desperdiçados nos minutos decisivos das partidas foram determinantes para que o Dourado permanecesse na Série B por mais um ano.

Com o fim da competição, o presidente Cristiano Dresch não escondeu que a reformulação será uma das maiores dos últimos anos. A lista de jogadores que deixam o clube é extensa: Alisson Safira, Luan Polli, Felipe Pasadore, Jader, Guilherme Nogueira, Patrick de Lucca, Nathan, Alejandro Martínez, Mateusinho, Carlos Alberto, Edu, Pedrinho, Ruan Oliveira e Léo Ataíde.

A diretoria já prepara a contratação de pelo menos oito reforços na primeira fase da reestruturação e admite que até 80% do atual grupo pode ser substituído. Segundo Dresch, o perfil das contratações será mais rígido, com análise minuciosa não apenas de aspectos técnicos, mas também do comportamento, histórico recente e comprometimento do atleta.

Em entrevista ao GE, o dirigente reforçou que os erros cometidos em 2025 não podem se repetir:

“Sempre tive muito cuidado para contratar. Observamos o comportamento, o perfil de trabalho, os números e quanto o jogador atuou nos últimos anos. A reformulação será grande, mas isso não significa trazer uma quantidade enorme de atletas. Também temos jogadores retornando de empréstimo e uma base forte.”

O clube busca peças experientes, com personalidade firme e capacidade de assumir protagonismo. De acordo com o presidente, faltou liderança ao elenco de 2025 — um dos fatores que mais impactou o desempenho dentro de campo.

“As contratações serão pontuais, direcionadas para atletas que assumam responsabilidade e tenham real vontade de conquistar o acesso”, destacou.

Dresch reconheceu ainda que escolhas feitas contra sua própria convicção contribuíram para os resultados ruins.

“Insisti em algumas situações que eu já imaginava que não funcionariam, e realmente não funcionaram. Foi um ano de muito aprendizado.”

O dirigente também relatou que alguns jogadores que manifestaram interesse em permanecer no clube não demonstraram postura de liderança.

“Um atleta me disse que queria ficar, mas não chamou a responsabilidade nem cobrou os companheiros. A liderança faltou demais.”

O planejamento da próxima temporada já está em andamento. Em 2026, o Cuiabá disputará o Campeonato Mato-grossense, a Copa Verde, a Copa do Brasil e novamente a Série B.

A estreia no estadual está programada para os dias 10 ou 11 de janeiro, contra o Luverdense, no estádio Passo das Emas. A reapresentação do elenco acontece no dia 27 de dezembro, sob o comando do técnico Eduardo Barros.










Top