• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Atletas e treinador do programa de bolsas de MT garantem vaga nas Surdolimpíadas de Verão no Japão

Nessa terça-feira (4.11), o secretário da Secel fez a entrega do uniforme que a delegação mato-grossense usará durante o evento internacional

Data: 06/11/2025 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Crédito Foto: Lennon Magno/Secel-MT

Quatro atletas e um técnico do programa Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), foram convocados para representar Mato Grosso nas Surdolimpíadas de Verão 2025, que acontecerão de 15 a 26 de novembro, em Tóquio, no Japão.

O técnico de judô Vinicius Vilela e os atletas Pedro Dantas (judô), Williams Pereira (karatê) e Marcos Paulo (futsal) integram a delegação do estado, que recebeu nesta terça-feira (4) os uniformes oficiais das mãos do secretário da Secel, David Moura.

“É um orgulho enorme ver nossos atletas e técnicos representando Mato Grosso. Agradecemos ao governador Mauro Mendes pelo incentivo ao esporte e à primeira-dama Virgínia Mendes, que apoia a inclusão de pessoas com deficiência. Estamos na torcida por muitas conquistas”, destacou Moura.

Com cerca de 6 mil participantes de mais de 70 países, as Surdolimpíadas 2025 reunirão competidores em 21 modalidades esportivas e celebram o centenário da competição, criada em Paris, em 1924, com foco na inclusão e no reconhecimento do talento de atletas surdos de todo o mundo.

Conhecido como “Big”, Vinicius Vilela foi convocado para integrar a comissão técnica da seleção brasileira de judô. Bolsista do Olimpus MT na categoria Técnico Internacional, ele possui ampla experiência como atleta, árbitro e treinador.

Williams Pereira, de 32 anos, participa na modalidade de karatê e também é bolsista Internacional do programa. Entre suas conquistas estão o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Surdos 2024 e o ouro na Surdolimpíada Nacional 2023.

No futsal, Marcos Paulo, 29 anos, integra a seleção brasileira e é campeão do Pan-Americano de Futsal de Surdos 2024. Ele também foi convocado para o Mundial de Futsal de Surdos na Itália, neste ano.

Já Pedro Dantas, 22 anos, bolsista na categoria Nacional, garantiu a vaga nas Surdolimpíadas após vencer o Campeonato Brasileiro de Judô para Surdos em 2024.

A participação mato-grossense é coordenada pela Federação Desportiva de Surdos de Mato Grosso (FDSMT), com Andrico Xavier como delegado de judô e karatê e Priscila Xavier como delegada de natação. Durante o evento, todos estarão uniformizados com kits fornecidos pela Secel, incluindo roupas de competição, agasalhos, uniformes sociais e itens de viagem.










Top