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Seduc fortalece ações digitais, investe na capacitação docente e amplia o ensino híbrido nas escolas

Mato Grosso destaca, em evento nacional, ações que promovem a integração entre ensino presencial e recursos digitais

Data: 16/10/2025 - Por: Da Redação


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   Crédito Foto: Assessoria | Seduc-MT

Entre os dias 15 e 17 de outubro, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) marcou presença em Maceió (AL) na 2ª Expo Presencial da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) e no 1º Encontro Presencial da Rede de Apoio à Implementação da Política Nacional de Ensino Médio nos Territórios (REM). O evento é considerado um dos mais importantes do país voltados à inovação e aprimoramento da educação pública.

Realizado no campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o encontro reuniu educadores, gestores e pesquisadores de todo o Brasil com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e ampliar as práticas de ensino híbrido nas redes de ensino.

Com a participação de dois representantes da Coordenação de Ensino Médio, Mato Grosso teve destaque especial. Isso porque o Núcleo de Inovação da RIEH, implantado em setembro de 2024 na sede da Seduc, em Cuiabá, vem se consolidando como referência nacional ao apresentar resultados significativos em pouco tempo de funcionamento.

Criado para fomentar projetos, formações e conteúdos digitais que apoiam o ensino médio, o Núcleo tem sido essencial para fortalecer o aprendizado dos estudantes da rede estadual.

Segundo o coordenador da RIEH em Mato Grosso, Cleiton Sales, o espaço já produziu 577 videoaulas do Projeto Pré-Enem Digit@l MT, 22 vídeos do projeto Movimenta Saeb, 19 podcasts, além de oferecer formações on-line para 82 professores, duas capacitações presenciais sobre educação híbrida e duas transmissões ao vivo. As iniciativas já alcançaram mais de 27 mil estudantes e capacitaram 120 docentes de forma presencial.

Para o coordenador de Ensino Médio da Seduc, Gabriel Pereira, o Núcleo de Inovação desempenha papel estratégico na expansão do ensino médio na rede estadual, ao integrar o ensino presencial e o híbrido.
“Esse espaço também contribui diretamente para a recomposição das aprendizagens, a preparação dos estudantes para o Enem e vestibulares, além de incentivar os professores a produzirem e compartilharem seus próprios materiais digitais”, destacou Gabriel Pereira.










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