ACADEMIA FC
AA ARAGUAIA
CE DOM BOSCO
CUIABÁ EC
LUVERDENSE EC
MIXTO EC
NOVA MUTUM EC
OPERÁRIO VG
PRIMAVERA AC
UNIÃO ROO
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) deu mais um passo importante na valorização das mulheres e no fortalecimento da gestão participativa ao lançar, nesta sexta-feira (10), o MBA em Formação de Lideranças Femininas. O evento, realizado na Reitoria em Cáceres (MT), marcou a assinatura de quatro resoluções pela reitora Vera Lúcia Maquêa, integrando o novo curso ao Programa Institucional de Qualificação Funcional da Unemat.
Entre as medidas oficializadas estão a criação e institucionalização do MBA, além da garantia de manutenção da bolsa de formação para servidoras docentes e técnicas durante o período de licença-maternidade, assegurando igualdade de oportunidades para o desenvolvimento profissional.
O novo curso de pós-graduação lato sensu é destinado a servidoras efetivas de todos os câmpus e da administração central, bem como a colaboradoras da Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe). Com início previsto para dezembro, o MBA contará com 360 horas-aula e será oferecido em formato híbrido, combinando aulas presenciais em Cuiabá com atividades online, utilizando metodologias ativas de aprendizagem.
O edital de seleção será publicado nos próximos dias e disponibilizará 50 vagas para candidatas com diploma de nível superior vinculadas à instituição.
Para a reitora Vera Maquêa, o lançamento do curso representa um avanço na política de valorização das servidoras e na promoção da equidade de gênero.
“Hoje temos 111 mulheres ocupando cargos de chefia, o que corresponde a 36,4% das funções de liderança. Nosso objetivo é alcançar a paridade, garantindo 50% desses cargos para mulheres, como forma de justiça e equilíbrio dentro da Universidade”, ressaltou.
Idealizado e desenvolvido por um grupo de servidoras desde 2024, o projeto contou com a participação de Adriana Beninele da Silva, Adrielle Pâmala Silva, Carolina Tito Camarço, Cátia Regina Porta, Danielle Tavares Teixeira, Edneia Aparecida Souza Andrade Santos, Howenda Nibetad Baganha e Josiane Liberato Vilela, todas atuantes em cargos de gestão em diferentes câmpus e setores administrativos da Unemat.
De acordo com a coordenadora do curso, Danielle Tavares, o MBA foi criado para fortalecer a presença feminina em espaços de decisão e liderança.
“Nosso propósito é transformar mulheres que já possuem competência em mulheres confiantes, preparadas e inspiradoras para liderar dentro da Universidade”, destacou.
Com o MBA em Formação de Lideranças Femininas, a Unemat reafirma sua missão de promover a equidade de gênero, estimular a qualificação das servidoras e consolidar políticas institucionais voltadas ao desenvolvimento humano e à gestão inclusiva.