ACADEMIA FC
AA ARAGUAIA
CE DOM BOSCO
CUIABÁ EC
LUVERDENSE EC
MIXTO EC
NOVA MUTUM EC
OPERÁRIO VG
PRIMAVERA AC
UNIÃO ROO
O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) deve receber, ainda nesta semana, o laudo técnico que vai confirmar a capacidade de vazão do poço localizado no bairro São Simão. Segundo o diretor-presidente da autarquia, Zilmar Dias, a obra foi concluída em 2024, mas ainda não havia sido oficialmente incorporada ao sistema do DAE.
“Com o laudo técnico emitido por uma empresa especializada, poderemos avaliar as condições reais de fornecimento do poço. Caso seja viável, iniciaremos a implantação da infraestrutura necessária para colocá-lo em operação e garantir a distribuição de água para os moradores da região”, explicou Zilmar.
A autarquia planeja cercar toda a área onde estão instalados os equipamentos públicos, instalar o quadro de energia e a bomba, e, assim, iniciar o fornecimento de água tratada ao bairro São Simão.
Caso o poço não apresente vazão suficiente para atender à demanda local, o DAE já tem uma alternativa em análise: a interligação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Imigrantes até o São Simão. O projeto prevê a construção de cerca de 6 quilômetros de adutora, que poderá também beneficiar o bairro Paiaguás.
De acordo com o presidente da autarquia, o DAE pretende contar com o apoio do Governo do Estado para viabilizar os recursos necessários à execução da obra.
“Será preciso elaborar o projeto executivo e buscar o financiamento junto ao Estado para ampliar a rede de abastecimento e garantir água de qualidade à população”, destacou.
As ações integram o conjunto de medidas da atual gestão para assegurar o fornecimento contínuo e eficiente de água tratada em Várzea Grande, especialmente em áreas em expansão e com crescimento populacional acelerado.