• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Ex-jogador e ex-dirigente do Catar faz visita ao gestor do Mixto

'Estamos abertos a conhecer a estrutura do Mixto e de outros clubes locais e trocar experiências', afirmou o dirigente

Data: 10/09/2025 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Crédito Foto: Otmar de Oliveira

Mohamed Mubarak, ex-jogador de clubes como Al Khor e Al Sadd S.C., e que chegou a defender a seleção do Catar, esteve em Cuiabá para visitar o Mixto Esporte Clube, administrado por Dorileo Leal, abrindo possibilidades de intercâmbio e cooperação entre o futebol catariano e o brasileiro.

A trajetória de Mubarak começou jogando futebol nas ruas, contrariando a vontade dos pais, até conquistar espaço em clubes locais e na seleção nacional. Treinado por brasileiros renomados, como Evaristo de Macedo, ele conhece de perto a história do desenvolvimento do esporte no pequeno país do Oriente Médio.

Evaristo teve papel crucial no futebol catariano, levando a seleção de juniores ao vice-campeonato mundial em 1981, com vitórias sobre Brasil e Inglaterra, além de dirigir o time nas Olimpíadas de 1984 e 1992. Inspirado por essa experiência, Mubarak dedicou-se à gestão esportiva, atuando 14 anos na Federação de Futebol do Catar e participando de contratações de técnicos brasileiros como Sebastião Lazaroni, Paulo Autuori e Pepe.

Fluente em sete idiomas, Mubarak também é comentarista na TV Al Jazeera e colaborou com a Federação de Futsal do Catar e da Ásia. Ele destacou a revolução provocada pela Copa do Mundo de 2022, que ampliou a infraestrutura do futebol e incentivou milhares de crianças a praticarem o esporte no país.

Agora, o dirigente pretende desenvolver intercâmbio com o Brasil, incluindo a seleção feminina do Catar, e conhecer a estrutura de clubes locais como o Mixto.
“Estamos abertos a trocar experiências e fortalecer o futebol em ambos os países”, afirmou Mubarak.

O presidente do Mixto, Dorileo Leal, recebeu o dirigente com entusiasmo:
“É uma honra receber um ex-atleta e dirigente tão relevante do Catar. O Mixto está de portas abertas para parcerias internacionais.”

Atualmente, a Liga de Futebol do Catar conta com 12 clubes e 364 atletas, sendo 177 estrangeiros, a maioria brasileiros. O campeão vigente, Al-Sadd Sports Club, fundado em 1969 em Doha, também se destaca em esportes como handebol, basquete, vôlei, tênis de mesa e atletismo, consolidando sua tradição no esporte catariano.










Top