ACADEMIA FC
AA ARAGUAIA
CE DOM BOSCO
CUIABÁ EC
LUVERDENSE EC
MIXTO EC
NOVA MUTUM EC
OPERÁRIO VG
PRIMAVERA AC
UNIÃO ROO
Embora apenas 23% admitam ser fanáticos por seus times, o consumo ligado ao esporte cresce constantemente, conforme apontou a pesquisa “Gastos com Futebol”, que entrevistou 2.940 pessoas de todas as regiões do país
Data: 08/07/2025 - Por: Da Redação
Um levantamento inédito da Serasa mostra que 61% dos brasileiros realizam gastos relacionados ao futebol, e 81% deles fazem isso mensalmente. Embora apenas 23% admitam ser fanáticos por seus times, o consumo ligado ao esporte cresce constantemente, conforme apontou a pesquisa “Gastos com Futebol”, que entrevistou 2.940 pessoas de todas as regiões do país.
As camisas de times são o principal item adquirido, com 71% dos entrevistados afirmando comprá-las. Outros produtos licenciados aparecem em segundo lugar (35%), seguidos por ingressos para jogos (34%) e serviços de streaming ou pay-per-view (32%).
A pesquisa também indica que o futebol vem se tornando menos acessível para o público assistir presencialmente: 61% dos brasileiros consideram os eventos nos estádios caros ou difíceis de acessar. Isso é refletido no fato de que somente 23% assistem aos jogos no estádio, enquanto 75% acompanham pela TV aberta e 55% pela TV fechada. Plataformas digitais ganham relevância, com 42% assistindo jogos pelo YouTube e 31% por meio de streaming.
Quanto à relação emocional com o esporte, 60% já “cometeram alguma loucura” pelo time, e 9% têm o objetivo de assistir a futuros Mundiais de Clubes.
Além dos aspectos financeiros e emocionais, o futebol é visto como um importante elemento social: 70% dos entrevistados reconhecem seu papel na integração entre as pessoas, e 49% o consideram um meio de fortalecer laços entre familiares e amigos.
A pesquisa também destaca o interesse crescente pelo futebol feminino, com quase a mesma intenção de público para os campeonatos femininos e masculinos.
No Centro-Oeste, 78% assistem às partidas pela TV aberta, 51% pela TV fechada, e apenas 22% frequentam os estádios. Cerca de 63% gastam regularmente com futebol, especialmente na compra de camisas (72%) e produtos licenciados (27,5%), enquanto apenas 26% investem em ingressos.
A pesquisa foi conduzida pelo Instituto Opinion Box em junho de 2025 e teve a participação de 2.940 brasileiros de diferentes idades e regiões.