Feira foi uma grande e importante oportunidade para mostrar de todo potencial da cidade e reforçar, especialmente, que o segundo maior município de Mato Grosso é cidade de destino e não de passagem
Data: 09/06/2025 - Por: Da Redação
A Prefeitura de Várzea Grande concluiu neste sábado (8) sua participação na 32ª edição da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT), com a presença marcante do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) e do governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos). Ambos visitaram os estandes e reforçaram o compromisso da gestão municipal com a valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico.
Durante a visita, Tião destacou que o evento serviu como uma vitrine do potencial turístico de Várzea Grande e reiterou que a atual administração continuará investindo para transformar a cidade em um verdadeiro destino turístico. “Várzea Grande não é apenas uma cidade de passagem. Com nosso aeroporto internacional, somos a porta de entrada para Mato Grosso e temos o dever de mostrar ao mundo nossas riquezas e atrativos. Vamos resgatar o turismo local, que ficou adormecido por décadas”, afirmou.
Segundo Tião, esta foi a maior participação de Várzea Grande na história da FIT Pantanal. “Nosso estande foi um reflexo do que temos de melhor. Cultura, gastronomia e tradição se encontraram aqui. Foi um sucesso absoluto e motivo de orgulho para todos nós”, celebrou.
Otaviano Pivetta também marcou presença de forma descontraída, experimentando pratos típicos como o tradicional caldo de peixe e adquirindo produtos locais. Em visita ao espaço dos pequenos produtores, relembrou seu passado no campo. “Mais de 70 mil pessoas passaram por aqui, com representantes de 18 estados. Um evento grandioso, que promove nosso turismo e projeta Mato Grosso para o cenário nacional e internacional”, disse.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mario Quidá, ressaltou que Várzea Grande vive um novo momento em relação ao turismo. “Estamos reestruturando a cidade em diversas áreas e o turismo não ficou para trás. Mostramos na feira nossa cultura com a viola de cocho, nossa culinária com o caldo de peixe e nossa produção local com as bebidas artesanais. Estamos promovendo Várzea Grande para o mundo”, pontuou.
Já o vereador e líder do Executivo na Câmara, Samir Katumata (PL), elogiou a apresentação do município na feira. “É gratificante ver um retrato tão bonito da nossa cidade sendo exposto. Várzea Grande tem um enorme potencial turístico e está sendo cada vez mais reconhecida por isso”, afirmou.
O presidente do Sistema Comércio em Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a relevância da FIT para o desenvolvimento regional. “O turismo movimenta o comércio, gera empregos e fortalece a economia local. Promover esse debate com líderes de todo o país é essencial para garantir um crescimento sustentável do setor. Estamos no caminho certo”, concluiu.