• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Jogador brasileiro se transfere para o Chile em busca de carreira no basquete

Iniciando no basquete em 2021, nas quadras da Arena Pantanal, ele rapidamente chamou atenção, mesmo vindo do futebo

Data: 08/06/2025 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


   Crédito Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Aos 18 anos, Danilo Fuchs decidiu dar um passo ousado para seguir seu sonho de viver do basquete. Natural de Cuiabá, o jovem se mudou em abril para Santiago, no Chile, onde vem atuando nas equipes sub-19 e sub-21 do American Style Training, equipe de base do país.

A oportunidade surgiu através de um amigo e reacendeu um desejo que ele já considerava perdido. “Eu tinha desistido do sonho de ser profissional, achava que não ia dar certo. Mas essa chance apareceu, e eu agarrei com tudo. Voltou aquela vontade, aquela chama de competir”, revelou Danilo.

Iniciando no basquete em 2021, nas quadras da Arena Pantanal, ele rapidamente chamou atenção, mesmo vindo do futebol. No cenário local, ganhou destaque entre os praticantes do basquete de rua de Cuiabá.

Com 1,78 metro de altura, Danilo atua como ala-armador. Apesar da estatura considerada baixa para o esporte, ele impressiona com sua impulsão, conseguindo até mesmo realizar enterradas em aro profissional (3,05 m).

A mudança de país, porém, não veio sem desafios. A distância da família e o frio de Santiago são obstáculos diários. “A comida é tranquila, mas sinto muita falta da minha família e dos amigos. E o frio... em Cuiabá é um calor danado, aqui é o oposto. E ainda tem que treinar assim”, disse, entre risos.

Sua rotina no Chile é puxada: treinos e musculação durante a semana, jogos nos finais de semana, dentro e fora da capital. Mas, para Danilo, cada sacrifício faz parte da construção de um futuro. “Já pensei em voltar, porque não é fácil. Mas sei que é preciso aguentar. Quero ficar até o fim do ano, completar minha base aqui, treinar muito. Depois, voltar ao Brasil pronto para ser um atleta profissional”, destacou.

A trajetória de Danilo é um exemplo de persistência. De Cuiabá às quadras chilenas, ele segue firme na missão de transformar o sonho da bola laranja em realidade.










Top