Entre os dias 6 e 19 de junho, o governador Mauro Mendes realiza uma missão internacional com destino ao Japão e à Coreia do Sul, com o objetivo de fortalecer parcerias comerciais e atrair novos investimentos para Mato Grosso.
Durante sua ausência, o vice-governador Otaviano Pivetta assume interinamente a chefia do Executivo estadual. A primeira-dama, Virginia Mendes, acompanha a comitiva e arcará com todas as despesas de forma pessoal.
“A Ásia é referência mundial em tecnologia, inovação e eficiência. Além de aprendermos com esses modelos, encontramos ali mercados estratégicos onde Mato Grosso já mantém relações comerciais sólidas”, destacou Mauro Mendes.
No Japão, uma das principais agendas será a participação na Expo Osaka, considerada a maior exposição de cultura e tecnologia do mundo. O Estado contará com um espaço no Pavilhão Brasil para apresentar suas potencialidades. Já na Coreia do Sul, o cronograma inclui reuniões com representantes de grandes corporações locais.
“Mato Grosso é destaque mundial na produção de alimentos e na preservação ambiental — temos 60% do território intacto. Estamos levando essa mensagem para o mundo, mostrando que o Estado é um excelente destino para investimentos que gerem empregos e desenvolvimento para nossa população”, completou o governador.
A comitiva oficial também é composta pelos deputados estaduais Beto Dois a Um e Nininho; pelos secretários Fabio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), César Roveri (Segurança), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Laice Souza (Comunicação); além do procurador de Contas, Alysson Alencar.
Comércio com a Ásia
Japão e Coreia do Sul estão entre os principais parceiros comerciais de Mato Grosso, com compras que ultrapassam US$ 1 bilhão em produtos como soja, milho, carne e algodão. Ao todo, o Estado exporta 16 tipos diferentes de produtos para esses dois países asiáticos.