Toda a prefeitura está voltada para ações que reduzam impactos à população atingida, seja por meio de medidas emergenciais, bem como de longo prazo para conter os problemas de forma definitiva
Data: 28/04/2025 - Por: Da Redação
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) estiveram na manhã desta segunda-feira (28) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Apolônio Frutuoso da Silva, onde estão abrigadas seis famílias desalojadas em decorrência das fortes chuvas do último domingo (27). Os bairros mais afetados foram Alameda, Carrapicho, Cohab Santa Fé, Construmat e Joaquim Curvo.
Durante a visita, a prefeita também percorreu os principais pontos de alagamento para avaliar a situação. "Apesar das ações de limpeza e prevenção realizadas regularmente pelas equipes da Prefeitura, a chuva foi intensa e arrastou lixo de diversas regiões. Vamos buscar, junto ao governador e outras autoridades, soluções definitivas para evitar que situações como essa se repitam", afirmou Flávia Moretti.
O vice-prefeito Tião da Zaeli destacou que a prioridade neste momento é prestar auxílio às famílias atingidas. “Estamos oferecendo o suporte necessário, em parceria com o governo estadual, para garantir acolhimento e atendimento às necessidades básicas dessas pessoas”, declarou.
A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, informou que, mesmo com a resistência de muitas famílias em deixar suas casas, todas estão sendo assistidas. "Ontem, nossas equipes levaram marmitas para cerca de 40 pessoas nos locais alagados. Hoje, retornamos para distribuir almoço e jantar. Também estamos entregando kits de higiene, colchões, cobertores e cestas básicas para minimizar os impactos", explicou.
Das famílias atingidas, algumas preferiram se abrigar com amigos ou parentes, enquanto seis aceitaram ser acolhidas no abrigo temporário montado na escola.
Para quem deseja ajudar, doações de alimentos, roupas, colchões e itens de higiene podem ser entregues no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Cristo Rei. “Estamos seguindo a orientação da prefeita para atender a todos, inclusive com apoio psicológico e assistência emergencial”, reforçou Cristina.
Entre os acolhidos, está Francisco Santos, que havia se mudado para um kitnet no bairro Alameda um dia antes da tempestade. Ele relatou o momento de tensão. "A água subiu muito rápido, parecia um rio. Perdi muitos pertences, mas estou recebendo todo o suporte necessário da Prefeitura", agradeceu.
Outro resgatado, Manoel Pereira de Souza, de 76 anos, morador do bairro Alameda, elogiou a atuação da equipe municipal. “A água tomou conta rápido e não deu tempo de fazer muita coisa. A Prefeitura foi muito atenciosa, estou seguro e bem amparado”, afirmou. Manoel, que tem dificuldades de locomoção, foi pessoalmente convencido pela prefeita a deixar sua casa para garantir sua segurança.
“Ele mora sozinho, é idoso e precisava de ajuda imediata. Fico feliz que conseguimos convencê-lo a vir para o abrigo e garantir a ele uma noite segura e confortável”, concluiu Flávia Moretti.