A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) de Várzea Grande atua como um canal essencial para a população, permitindo que os cidadãos registrem sugestões, reclamações, elogios e denúncias sobre os serviços de saúde municipais. O objetivo é fortalecer a transparência e contribuir para a melhoria do atendimento nas unidades de saúde.
Criada em 2009, a ouvidoria tem desempenhado um papel estratégico ao intermediar as demandas da população e as unidades de saúde. De acordo com a ouvidora Elisangela Campos, na unidade do bairro Cristo Rei, são registrados, em média, 30 atendimentos diários. “Nosso trabalho se baseia na escuta ativa e na transparência. Todas as manifestações são analisadas, protocoladas e encaminhadas aos setores responsáveis para providências”, explica.
Ao registrar uma solicitação, o cidadão recebe um número de protocolo, permitindo o acompanhamento do andamento da demanda. Segundo Elisangela, o prazo médio de resposta é de 15 dias, garantindo um retorno ágil aos usuários.
A Ouvidoria do SUS é um serviço gratuito e pode ser acessado pelos seguintes canais:
📞 Telefone gratuito: 0800 647 0020
📱 WhatsApp: (65) 98476-6557
📧 E-mail: ouvidoriasusvg@hotmail.com
🏢 Atendimento presencial: Av. Dr. Manoel Vargas, nº 27, Cristo Rei – Várzea Grande.