Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, a ação contribuiu para os atendimentos realizados pelos profissionais socioassistenciais
Data: 03/01/2025 - Por: Da Redação
A Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e lançada em maio de 2024 pelo Governo de Mato Grosso, consolidou-se como uma importante iniciativa para fortalecer a rede de proteção às mulheres e combater a violência doméstica e o feminicídio no estado.
Ao longo de seis meses, a expedição capacitou 2.812 profissionais da rede socioassistencial, promovendo a implementação de políticas públicas voltadas às mulheres e contribuindo para a redução das desigualdades e da violência. As ações foram realizadas em parceria com diversos órgãos estaduais e municipais, fortalecendo a colaboração intersetorial.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Cel. Grasi Paes Bugalho, destacou a relevância dos resultados alcançados. “Concluir esta jornada e capacitar tantos profissionais é gratificante. Agradeço a todos os envolvidos – da assistência social, segurança pública, educação e saúde – que tornaram a Expedição SER Família Mulher uma realidade. Temos certeza de que esta ação, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, contribuirá para a redução da violência contra a mulher no estado”, afirmou.
O programa focou na capacitação de profissionais de diversas áreas, como segurança pública, saúde e assistência social, além de conscientizar a população sobre os direitos das mulheres, com ênfase na prevenção do feminicídio e da violência doméstica. O objetivo é aprimorar o atendimento e implementar ações preventivas em todo o estado.
A expedição incluiu capacitações conduzidas por órgãos como a Polícia Judiciária Civil, Secretaria de Estado de Assistência Social, Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e outros parceiros, como o Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Ordem dos Advogados do Brasil. As ações também promoveram o assessoramento para a criação de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).
O fluxo da Rede de Proteção inclui Delegacias da Mulher, Tribunal de Justiça, o programa Cartão Auxílio-Moradia SER Família Mulher, Patrulha Maria da Penha, Creas/CRAS, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde e Casas de Acolhida. Ao todo, a expedição percorreu 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs).
Rosimeire Ribeiro da Silva, moradora do Distrito Vila Aparecida, em Cáceres, relatou os impactos positivos da iniciativa. “Aprendi muito sobre meus direitos. Agora posso levar esse conhecimento para o meu dia a dia e compartilhar com minha família”, disse. Mayara Franco, psicóloga e técnica do CRAS de Juara, também destacou a importância da capacitação para os profissionais. “O apoio do Governo do Estado é fundamental para que possamos oferecer um atendimento de qualidade”, afirmou.
A Expedição SER Família Mulher reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso com a proteção das mulheres e o fortalecimento da assistência social, mostrando que a dedicação e a colaboração podem transformar vidas.