• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Virginia Mendes, Embaixadora Internacional do Parajiu-jitsu, coloca MT como referência em inclusão

Virginia Mendes, que já atua como Madrinha Nacional do Parajiu-jitsu, tem desempenhado um papel central na expansão da modalidade em Mato Grosso, no Brasil e internacionalmente

Data: 20/11/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi consagrada como Embaixadora Mundial do Parajiu-jitsu e recebeu o Título Internacional de Inclusão em duas competições de prestígio global: o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizado em Heraklion, na Grécia, e o Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o maior do mundo.

Virginia Mendes, que já atua como Madrinha Nacional do Parajiu-jitsu, tem desempenhado um papel central na expansão da modalidade em Mato Grosso, no Brasil e internacionalmente. O presidente da Federação Brasileira e Internacional de Jiu-jitsu Paradesportivo, Elcirley Luz, destacou sua visão e humanidade.

“Dona Virginia enxergou uma classe invisível. Eu, que sou Policial Militar Reformado após perder uma perna em um acidente, quase desisti da vida. Foi através do Parajiu-jitsu que encontrei um novo propósito. Ela está nos ajudando a sonhar com as Paralimpíadas, um marco que ainda não alcançamos porque a modalidade não é oficialmente reconhecida pelo Comitê Paralímpico”, relatou emocionado Elcirley.

Virginia Mendes, que atua voluntariamente no Governo do Estado, custeou pessoalmente sua participação na missão internacional. Ao lado de sua equipe da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf) e da maior delegação paradesportiva de Mato Grosso, testemunhou o impacto transformador do Parajiu-jitsu.

“Vi soldados vítimas de guerra celebrarem novas conquistas, jovens com deficiência cerebral ganharem medalhas e paratletas superarem limitações em um dos maiores eventos esportivos do mundo. O esporte tem o poder de transformar vidas”, ressaltou Virginia.

A primeira-dama agora está envolvida em um projeto da Confederação Internacional de Jiu-jitsu Paradesportivo, que levará a modalidade à Ucrânia para atuar na reabilitação de milhares de vítimas da guerra, incluindo civis e militares. O tratado, que será firmado nos próximos dias, levará o nome de “Embaixadora Mundial Virginia Mendes”.

Durante sua missão de 15 dias, Virginia Mendes também participou de encontros diplomáticos em Londres, ao lado do governador Mauro Mendes, no evento LIDE, debatendo temas sociais como segurança alimentar. Em Abu Dhabi, além de acompanhar os paratletas, reuniu-se com autoridades locais, reforçando parcerias e ampliando horizontes para o desenvolvimento de Mato Grosso.

As despesas da viagem foram totalmente custeadas de forma particular, sem gerar custos ao governo. A missão não só fortaleceu o Parajiu-jitsu como referência de inclusão, mas também abriu novas possibilidades para negócios e desenvolvimento no estado.










Top