• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Mato Grosso será reconhecido como o Estado da Inclusão, afirma Elcirley Luz

O projeto, que conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, atravessou o Mediterrâneo e levou atletas para competições importantes

Data: 13/11/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



O programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, ganhou destaque internacional e consolidou o Estado como referência em inclusão. O projeto, que conta com o apoio do Governo de Mato Grosso, atravessou o Mediterrâneo e levou atletas para competições importantes, como o 1º Campeonato Panamericano de Parajiu-Jitsu em Manaus, o Campeonato Internacional na Grécia e o Mundial Profissional em Abu Dhabi.

Com o suporte da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Mato Grosso enviou a maior delegação de sua história para competições internacionais, composta por 15 pessoas, incluindo atletas de inclusão reversa e paradesportivos. Virginia Mendes acredita que o esporte pode ser um caminho de transformação para pessoas com deficiência, transtornos ou depressão. "Eu já vi soldados vítimas de guerra se reabilitarem através do parajiu-jitsu, que se torna uma ferramenta poderosa para a recuperação física e emocional", destacou a primeira-dama.

Para Virginia, seu desejo é promover "Superação, Esperança e Respeito" para que mais pessoas tenham acesso aos benefícios do esporte. "Sinto-me honrada por fazer parte da vida de tantos atletas e sou grata por ter sido escolhida para essa missão de transformação", afirmou.

Elcirley Luz, presidente da Federação Brasileira e Internacional de Jiu-jitsu Paradesportivo, relembrou sua trajetória de superação após perder uma perna em um acidente. Em um momento de profunda crise, foi seu filho que o trouxe de volta à vida, e o Jiu-jitsu o ajudou a encontrar um novo propósito. "Eu estava decidido a acabar com minha dor, mas a voz do meu filho me fez mudar de ideia. Desde então, retomei os treinos e hoje minha missão é transformar outras vidas", contou.

Elcirley também ressaltou o papel de Virginia Mendes no crescimento da modalidade, destacando sua presença e articulação em eventos internacionais como na Grécia e em Abu Dhabi. "Virginia vive o que nós vivemos. A conexão que ela e o governador Mauro Mendes criaram com autoridades de diferentes países faz de Mato Grosso um exemplo não apenas como produtor de alimentos, mas também como o Estado da Inclusão," concluiu o presidente.










Top