Durante esses dias, acontecerão simultaneamente a 3ª Olimpíada Nacional dos Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas, e a 4ª Mostra Científica de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado de Mato Grosso
Data: 18/10/2024 - Por: Da Redação
Cuiabá será palco de um importante encontro entre pesquisadores, educadores, estudantes e convidados de 21 a 23 de outubro.
Durante esses dias, acontecerão simultaneamente a 3ª Olimpíada Nacional dos Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas, e a 4ª Mostra Científica de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado de Mato Grosso.
Os eventos serão realizados no auditório da Adufmat, no campus da UFMT. A iniciativa é promovida pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), integrando ensino, pesquisa e extensão.
A Olimpíada e a Mostra Científica trarão à tona temas ligados à cultura popular mato-grossense, como a dança tradicional siriri, produção artesanal de linguiça, experiências escolares de plantio de morangos, festas religiosas, práticas de benzedeiras, confecção de rapadura e farinha, além de artesanatos, esportes em aldeias, e comidas típicas indígenas.
Também serão abordados temas como a importância das varredoras de rua em Cáceres, o impacto das queimadas no Pantanal, o rio Paraguai, e as tradições dos pescadores e estudantes bolivianos na fronteira.
A professora doutora Lisanil Conceição Patrocínio Pereira, idealizadora e coordenadora do evento, ressalta o valor de resgatar esses saberes e destaca a importância de dialogar com as novas gerações. "Queremos mostrar como os povos tradicionais, indígenas e quilombolas têm muito a nos ensinar. Esse conhecimento está diretamente ligado à qualidade de vida e precisa ser resgatado", afirma.
Durante o evento, serão selecionados 70 jovens para receberem bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, incentivando-os a continuar pesquisando os saberes e tradições de Mato Grosso. Os candidatos submeteram relatos de suas experiências, desenvolvidas em escolas, lares e comunidades, que expressam a riqueza e a relevância da cultura popular local.
O objetivo estratégico do encontro também é contribuir para o desenvolvimento sustentável, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU. A Unemat é a instituição responsável pela organização, em parceria com a UaB, o PPGEO (Mestrado em Geografia), o PPGCI (Mestrado em Ensino Intercultural Indígena), e escolas públicas.