A derrota para o Fortaleza complicou ainda mais a situação do Cuiabá no Brasileirão. De acordo com o Espião Estatístico, a chance de permanência na Série A caiu para 18,61%. Para evitar o rebaixamento, o Dourado precisa ter um aproveitamento de líder até o final do campeonato.
Com 11 jogos restantes, ainda há 33 pontos em disputa. Considerando a “pontuação mágica” de 45 pontos, considerada segura pelo Espião Estatístico, o Cuiabá precisaria somar mais 22 pontos para ter boas chances de se manter na elite do futebol nacional.
Para isso, a equipe auriverde deve conquistar 66% dos pontos possíveis nas rodadas finais da Série A. Atualmente, apenas Botafogo, Palmeiras e Fortaleza têm um desempenho semelhante na competição.
Até a 28ª rodada, o Cuiabá acumulou cinco vitórias em 27 partidas, com uma partida a menos contra o Vasco. Para escapar do descenso, o Dourado precisa vencer pelo menos seis dos 11 jogos restantes, além de conseguir alguns empates, para aumentar as chances de permanência.
Historicamente, a menor pontuação de uma equipe que não foi rebaixada foi 39 pontos, e a média atual do “número mágico” gira em torno de 42. Para atingir essa meta, o clube mato-grossense precisa apresentar um desempenho próximo ao do Flamengo, por exemplo.
Com pouco tempo para se reabilitar, vencer o São Paulo no sábado se tornou essencial para manter vivo o sonho de jogar na Série A em 2025. Se perder, o Cuiabá pode terminar a 29ª rodada na lanterna.
Nesta segunda-feira, o elenco auriverde treinou pela manhã em Fortaleza, terá folga na terça e retomará os treinos na tarde de quarta-feira. O duelo contra o Tricolor paulista está marcado para as 18h (de MT), na Arena Pantanal.
Próximos compromissos na Série A: