No último sábado (28), a Escola de Arbitragem da Federação Matogrossense de Futebol (FMF) deu o pontapé inicial no curso de formação de novos árbitros, reunindo 26 alunos determinados a trilhar essa importante jornada.
Com duração de oito meses, o curso acontece em dois finais de semana por mês, com aulas intensas aos sábados, das 7h às 19h, e domingos, das 7h às 12h. A missão é preparar os futuros árbitros para encarar as demandas crescentes do futebol mato-grossense. "Estamos felizes e otimistas com o início desse curso. É um momento especial para a arbitragem no nosso estado", comentou Aron Dresch, presidente da FMF.
Para Elizangela Almeida, que dirige e leciona na Escola de Arbitragem, o foco vai além das regras. "Estamos formando árbitros que, além de conhecerem o jogo em profundidade, tenham postura e ética dentro e fora de campo. Queremos que eles estejam prontos para enfrentar os desafios mais complexos, tanto no aspecto técnico quanto no comportamental", explicou.
Ao longo do curso, os futuros árbitros não ficarão apenas nas salas de aula. Eles terão a chance de pôr a teoria em prática, participando de atividades supervisionadas em jogos reais. Essas experiências serão fundamentais para aprimorar suas habilidades e prepará-los para o futebol profissional.