No Brasil, além de Mato Grosso, outros três estados são reconhecidos pela Federação por praticarem o esporte, e outros 14 estados ainda deverão se associar à Federação Brasileira
Data: 27/08/2024 - Por: Da Redação
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi homenageada durante o Pan American Championships de Sambo, realizado em Cuiabá, e reconhecida como madrinha do esporte. O evento, que teve início na sexta-feira (23.08) no Ginásio Aecim Tocantins, foi organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel). O sambo, um esporte com origem na União Soviética e similar ao judô, é atualmente praticado em 146 países, e o campeonato contou com a participação de 24 nações.
Em junho deste ano, a seleção brasileira de sambo participou dos jogos do BRICS na Rússia, e a equipe de Mato Grosso conquistou a primeira medalha para o Brasil. A partir desse feito, a Federação Mato-grossense de Sambo, em colaboração com a União Pan-Americana de Sambo (UPASA), organizou esta primeira competição Pan-Americana no Brasil. Além de Mato Grosso, outros três estados brasileiros são reconhecidos pela Federação por praticarem o esporte, e mais 14 estados devem se associar à Federação Brasileira de Sambo.
Virginia Mendes expressou sua alegria em ser convidada como madrinha do esporte em Mato Grosso, destacando o impacto positivo das competições para o estado. “Para mim é uma honra ser madrinha desse esporte que tem atraído cada vez mais atletas. Fiquei muito feliz com o certificado. Agradeço ao secretário David Moura e sua equipe pelo evento. O sambo e outras modalidades definem ações importantes que vão além das competições; ele é responsável por fomentar a economia por meio do turismo”, afirmou.
Durante a cerimônia, a primeira-dama recebeu a camiseta oficial da competição e presentes simbólicos, como a mascote e botons do esporte, entregues pelo representante da Rússia, Oleg Artemyuk.
Marcelo Capano, presidente da Confederação Brasileira de Sambo (CBSA), elogiou o engajamento de Virginia Mendes com causas sociais, o que foi fundamental para convidá-la como madrinha do esporte. “Tendo em vista o engajamento que a primeira-dama tem com as causas sociais, e sabendo que o esporte é uma grande ferramenta que une as pessoas, tomamos a decisão de tê-la como madrinha do evento”, explicou.
David Moura, secretário da Secel, também agradeceu pela realização do evento em Mato Grosso e pelo apoio contínuo da primeira-dama. “Quero agradecer à União Pan-Americana e à Confederação Brasileira por acreditarem em nosso trabalho, mas especialmente agradecer à primeira-dama por estar sempre apoiando as causas do esporte, da cultura e, principalmente, causas que transformam vidas e abrem portas. Isso aqui é, sem dúvida, o início de uma grande transformação dessa modalidade em nosso estado”, destacou.
Eliseo Romero, presidente do Pan-Americano de Sambo, ressaltou a importância dos investimentos e oportunidades para o crescimento do esporte, citando Mato Grosso como um exemplo de sucesso. “Esta é a versão número 12 do Sambo. O mais interessante é que, a cada evento, demonstramos como os níveis estão evoluindo. Posso ver também o investimento em eventos de qualidade; isso faz uma grande diferença no avanço do esporte”, reiterou.
Entre os países participantes estavam Argentina, Chile, Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago, Cuba, Equador, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela, Honduras, Jamaica, e Guiana. O evento contou ainda com a presença de representantes da Federação Internacional de Sambo (FIAS) e de autoridades locais e internacionais do esporte.