A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, esteve em Juara na terça-feira (20/08), acompanhada do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, da secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi, e da deputada federal Gisela Simona, para acompanhar o Mutirão da Cidadania, uma iniciativa promovida pela Setasc através da Superintendência de Articulação Institucional e Parcerias para Garantia de Direitos (SAIPGD).
Durante o evento, realizado na Pestalozzi, na Escola Raio de Sol, a primeira-dama conheceu de perto as ações da unidade que atende mais de 70 alunos da educação especial. Virginia Mendes destacou a importância do trabalho da diretora Andréia Zanelatti, e anunciou um novo chamamento público do Governo do Estado para projetos sociais. “Aqui eu vi o amor em forma de cuidados e ação com os alunos. Agradeço a recepção carinhosa e peço que Deus abençoe a todos”, disse a primeira-dama.
O secretário Fábio Garcia elogiou o trabalho da Pestalozzi e ressaltou a importância do apoio governamental. “Parabenizo a Pestalozzi por esse trabalho maravilhoso e estou honrado em acompanhar a dona Virginia nessa agenda que traz apoio às famílias. É nosso dever, como governo, garantir esse amparo”, afirmou.
A diretora Andréia Zanelatti expressou gratidão pelos serviços oferecidos pelo mutirão e destacou o impacto das iniciativas da primeira-dama. “Nosso trabalho é desafiador, mas com o apoio da população e das ações como as da dona Virginia, estamos fazendo a diferença na vida das pessoas”, disse.
Durante o evento, Dona Maria do Socorro, que foi ao mutirão para ajudar uma amiga a solicitar a segunda via de uma certidão, elogiou o atendimento recebido e celebrou o encontro com a primeira-dama. Já a professora Deneci Ferreira, que atua na Pestalozzi há mais de 10 anos, destacou a alegria de receber Virginia Mendes e reforçou a importância do apoio à educação especial.
Lidiane Carmo, mãe de Lucas, de 7 anos, foi atendida no mutirão e conseguiu a carteira de identificação do autista para seu filho. “Esse projeto é muito bom, pois reúne diversos serviços em um só lugar. Agradeço à dona Virginia e espero que ela continue com esse olhar cuidadoso para nossos pequenos autistas”, comentou.
A coordenadora do mutirão, Cici Silva, relatou momentos emocionantes durante a ação, como o atendimento a uma senhora que economizou R$ 900 ao solicitar gratuitamente três certidões de nascimento. Segundo Cici, o mutirão não é apenas a entrega de serviços, mas também um ato de respeito e valorização do cidadão.
No total, o mutirão em Juara atendeu 225 pessoas e realizou 663 serviços, como emissão de 2ª via de certidões e plastificação de documentos. Em 2024, mais de 90 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Mutirão da Cidadania da Setasc.