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MATO-GROSSENSE

Seduc continua oferecendo equoterapia para crianças da rede estadual durante as férias escolares

Primeira-dama de MT é madrinha do projeto que atende mais 500 crianças em quatro haras parceiros localizados em Cuiabá e Várzea Grande

Data: 27/07/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) optou por manter as sessões de equoterapia durante as férias escolares, focando no desenvolvimento contínuo de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências. O programa terapêutico, conhecido por seu impacto positivo no desenvolvimento cognitivo, segue ativo em quatro haras de Cuiabá e Várzea Grande, atendendo mais de 500 estudantes.

Virginia Mendes, primeira-dama de Mato Grosso e madrinha do programa de equoterapia, ressaltou a importância da inclusão. “É um grande orgulho contar com o Programa SER Família Inclusivo para apoiar essa ação, que é essencial para estudantes com necessidades especiais. A intenção é expandir o atendimento conforme necessário, pois a inclusão é crucial para a integração social”, declarou Virginia Mendes.

A decisão de manter as sessões durante as férias surgiu do impacto positivo observado nos alunos. Joyce Cassia, fisioterapeuta da Rede Estadual de Ensino, expressou preocupações sobre a interrupção das terapias, uma vez que o programa é uma iniciativa do Governo do Estado.

Ela explicou que a equoterapia ajuda no equilíbrio, no fortalecimento muscular, na melhoria da postura cervical e também oferece benefícios emocionais. “A equoterapia tem um impacto significativo na saúde física e mental das crianças. O quanto elas apreciam a terapia é imensurável”, afirmou Joyce.

A decisão de continuar as sessões foi recebida com entusiasmo por estudantes e pais, evidenciando a relevância desse tratamento. Ana Luisa Rodrigues, uma estudante de 17 anos com autismo, vê a equoterapia como um momento de introspecção. Sua mãe, Geisa Carla Rodrigues, elogia o programa e a manutenção das sessões durante as férias. “Ela adora equoterapia. O programa oferecido pela Seduc é excelente e manter as sessões foi crucial para os avanços que já conseguimos.”

Alan Porto, secretário de Estado de Educação, destacou que os depoimentos e o compromisso da Seduc evidenciam a importância do projeto. “Este projeto aborda a diversidade das necessidades estudantis e oferece uma abordagem terapêutica que vai além do convencional, ajudando os jovens a enfrentar as atividades diárias com mais confiança”, concluiu o secretário.

O programa de equoterapia oferece suporte integral para estudantes com TEA, dislexia, TDAH, distúrbios comportamentais, motores, de linguagem, sensoriais, entre outros.










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