• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Sessão especial presta homenagem aos organizadores e festeiros da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Assembleia concedeu mais de 70 moções de aplausos para pessoas envolvidas com a celebração

Data: 07/06/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



A Assembleia Legislativa realizou uma sessão especial na tarde desta quarta-feira (5) para homenagear os festeiros e organizadores da Festa do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Na ocasião, foram entregues moções de aplausos por requerimento dos deputados Eduardo Botelho (União) e Janaina Riva (MDB), respectivamente presidente e vice-presidente da Casa de Leis.

“A festa é uma celebração que reafirma Jesus Cristo como padroeiro do estado, da cidade e da Arquidiocese de Cuiabá. A cada ano, a celebração se torna mais grandiosa. Esperamos que a fé no Senhor Bom Jesus de Cuiabá continue crescendo,” disse o padre Felisberto Samuel da Cruz, da Arquidiocese de Cuiabá, um dos homenageados. Ele destacou que a imagem original de Bom Jesus, criada por uma artesã de Sorocaba (SP), foi colocada na primeira capela construída em Cuiabá em 1822.

A capelã da Comunidade Nossa Senhora da Penha do Coxipó do Ouro, Fernanda Sampaio, ressaltou a importância de lembrar a origem da cidade durante os dias de festa, com atividades na antiga rota do ouro. “É crucial recordarmos nossa história e nosso passado. É a partir disso que entendemos nosso presente. Por isso, a festa para Bom Jesus é tão significativa. Sinto-me honrada por receber este reconhecimento na Assembleia Legislativa,” afirmou.

“Estamos reconhecendo as pessoas que, ano após ano, mantêm viva essa tradição e fé. Precisamos fazer esse reconhecimento público pelo trabalho delas. Este ano, participei também como festeiro. É uma festa maravilhosa que une tradição, fé, religiosidade e a comunidade cuiabana por uma causa justa: o bem de todos,” disse o deputado Eduardo Botelho.

“A Festa do Bom Jesus de Cuiabá, realizada junto com o aniversário da cidade, já está no seu sétimo ano. Hoje, reconhecemos o trabalho dos festeiros e organizadores com moções de aplausos. Esse esforço visa arrecadar fundos para ações filantrópicas e ajuda ao próximo. É um trabalho bonito realizado pela igreja. A Assembleia demonstra seu respeito a essa história cultural da baixada cuiabana, com suas festas de santo e de comunidade,” declarou Janaina Riva.







Top