• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Pequenos agricultores convidam Botelho para conhecer comunidade

Acesso a água potável e estradas estão entre as principais reivindicações

Data: 25/05/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Defensor de iniciativas que promovam a agricultura familiar, o deputado Eduardo Botelho recebeu em seu gabinete João Querino Filho, presidente da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Serra das Laranjeiras, de Cuiabá, nesta quinta-feira (23).

Botelho foi convidado a visitar a comunidade, localizada próximo ao distrito de Aguaçu, no dia 1º de junho, para conhecer a produção sustentável das 40 famílias que residem no local.

O convite foi intermediado pela vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar, que acompanhou a visita na ALMT, juntamente com a secretária da associação, Iliete Soutinski.

Durante a visita, apresentaram a Botelho diversos produtos orgânicos, como doce de leite, queijo, mel, licor de jenipapo, abóbora e mandioca.

João Querino ressaltou a importância do apoio público para o desenvolvimento da região, mencionando que a falta de acesso à água potável impede o aumento da produção.

Ele sugeriu estudos de solo para avaliar a viabilidade de perfuração de poços artesianos ou construção de represas.

"Temos uma nascente e é importante essa análise para determinar se é possível represar a água ou perfurar poços, melhorando as condições de nossa comunidade de forma sustentável", afirmou o pequeno produtor de mel.

Outra demanda, destacada por Iliete Soutinski, é a manutenção e pavimentação das estradas.

Ela solicitou investimentos em infraestrutura, mencionando o asfalto recentemente levado à comunidade vizinha de Aguaçu, graças à articulação do deputado Botelho.

"Estamos contentes com o asfalto em Aguaçu e defendemos que os 15 quilômetros que nos separam – de Aguaçu à Serra das Laranjeiras – também recebam esse tipo de investimento para facilitar o escoamento da nossa produção", comentou a secretária, ressaltando a diversidade de produtos, desde azeite de mamona até pitaia.

Agradecido pelo convite, Botelho destacou o estímulo à produção de bananas e café em Mato Grosso, referindo-se ao Programa MT Produtivo Café, que incentiva a expansão da cultura do café através da entrega de mudas e distribuição de kits de irrigação para agricultores familiares. Ele também mencionou um programa abrangente de instalação de poços artesianos em comunidades com grande impacto social.

"Fizemos o convite e vamos apresentar a comunidade para que o deputado conheça o trabalho sustentável desses pequenos agricultores", destacou a vereadora, acompanhada do assessor Anderson Barbosa Lima.







Top