• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Pistas de Cuiabá serão palco do Campeonato Ibero-americano de Atletismo em maio

Evento esportivo internacional, que acontece de 10 a 12 de maio, já tem 23 países confirmados e 455 atletas inscritos

Data: 16/04/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Mato Grosso está prestes a sediar o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, uma conquista inédita para a região Centro-Oeste, resultado das negociações entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado. O evento esportivo, que reúne a cada dois anos países ibero-americanos, além de Andorra e países africanos, está agendado para acontecer de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (COT/UFMT).

"Estamos trabalhando para garantir um evento de excelência. A presença dos melhores atletas de diversos países, em busca de uma vaga olímpica, colocará uma enorme luz sobre o Estado. Além disso, é uma oportunidade única para os esportistas mato-grossenses convocados. Nossa expectativa é receber da melhor forma possível os principais atletas do continente e proporcionar este espetáculo esportivo para nossa população", destacou Jefferson Carvalho Neves, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Gerenciada pela Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), a competição oferece aos atletas a chance de alcançarem índices para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ou somarem pontos no ranking mundial.

Embora o prazo para inscrições encerre em 16 de abril, 23 países já confirmaram presença na competição, totalizando 455 atletas inscritos. Entre os países participantes estão Angola, Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

A primeira edição do Campeonato Ibero-Americano ocorreu em 1983, em Barcelona, na Espanha. Quatro edições do evento foram realizadas no Brasil, em Manaus (1990), Rio de Janeiro (2000), São Paulo (2014) e novamente no Rio de Janeiro (2016), que foi pré-olímpica, como será em Cuiabá.

Com o apoio do Governo do Estado, Cuiabá já demonstrou sua capacidade de receber grandes eventos esportivos ao sediar o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23 em 2022 e o Troféu Brasil de Atletismo em 2023, este último considerado um sucesso de público, com 250 mil espectadores nas transmissões e 7 mil nas arquibancadas ao longo de quatro dias de competições.

Para o presidente da CBAt, Wlamir Campos, Mato Grosso é um dos estados onde o atletismo mais cresce no país, graças aos investimentos no setor esportivo realizados pelo governo estadual.

"Mato Grosso é um exemplo de gestão e boa governança. A conquista de sediar um campeonato de tamanha relevância como o Ibero-Americano é reflexo dos investimentos de um estado que valoriza e acredita no esporte", afirmou o dirigente durante uma visita às instalações do COT/UFMT em março deste ano.

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo 2024 será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e pela TV Atletismo Brasil, através dos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo. O credenciamento para a imprensa será aberto pela CBAt de 1 a 8 de maio.







Top