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Procon-MT solicita esclarecimentos a concessionárias por problemas no fornecimento de água e energia

Em Cuiabá, diversos bairros ficaram sem água; em Várzea Grande, o problema é com a distribuição de energia

Data: 23/03/2024 - Por: Da Redação


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O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), iniciou um processo de reclamação e solicitou explicações às concessionárias Energisa e Águas Cuiabá sobre recentes problemas no fornecimento de energia elétrica e interrupções no abastecimento de água.

De acordo com a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, a falta de água afetou diversos bairros na capital, causando transtornos à população cuiabana, que não foi devidamente informada sobre os desligamentos programados. "Com as altas temperaturas dos últimos dias, a falta de água teve um impacto ainda maior, pois os moradores não puderam se preparar para esse problema", ressalta.

Em Várzea Grande, os residentes têm enfrentado problemas na distribuição de energia elétrica, incluindo quedas frequentes e fornecimento limitado a uma fase, conforme relatos da população.

Além das questões relacionadas ao fornecimento dos serviços, a abertura das reclamações foi motivada pela falta de comunicação aos consumidores. "Energia elétrica e água são serviços essenciais e não devem ser interrompidos sem justificativa, de maneira abrupta e sem aviso prévio aos clientes", destaca Márcia.

A conciliadora de Defesa do Consumidor e assessora especial do Procon-MT, Cristiane Vaz, informou que até o momento da abertura das reclamações, não foram encontradas informações nos sites das concessionárias sobre os motivos das interrupções no fornecimento de energia elétrica em Várzea Grande, nem sobre o desabastecimento de água em Cuiabá e os bairros afetados.

Em uma carta de informações preliminares (CIP) enviada à Energisa e à Águas Cuiabá, o Procon-MT solicitou que as concessionárias forneçam esclarecimentos sobre os bairros afetados, a duração das interrupções, as causas, os métodos de comunicação utilizados com a população e as soluções adotadas para resolver ou minimizar os problemas.

As concessionárias têm um prazo de 10 dias, a partir de quarta-feira (20), para responder aos questionamentos apresentados pelo Procon-MT.







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