ACADEMIA FC
AA ARAGUAIA
CE DOM BOSCO
CUIABÁ EC
LUVERDENSE EC
MIXTO EC
NOVA MUTUM EC
OPERÁRIO VG
PRIMAVERA AC
UNIÃO ROO
Na tarde desta terça-feira (19), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso - ALMT, deputado Eduardo Botelho, recebeu lideranças de diversas comunidades da Baixada Cuiabana em uma reunião na sala do Colégio de Líderes. Entre os temas discutidos estavam a necessidade de perfuração de poços artesianos, iluminação pública e apoio à agricultura familiar.
Um dos pontos abordados foi a ampliação dos cursos de capacitação para o plantio e produção de óleos a partir da planta melaleuca. O professor do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Bela Vista, Dorival Costa, destacou a importância desse projeto para as famílias da comunidade Ecovila Amor de Cristo, em Cuiabá, que conta com o apoio de Botelho por meio de emenda parlamentar.
A escassez de água potável também foi uma preocupação levantada durante o encontro, especialmente pela liderança Eliete Sopinske, do Aguaçu e Distrito da Guia. Botelho mencionou a possibilidade de implementação de poços artesianos e o estudo de barragens nas comunidades rurais como uma forma de solucionar esse problema.
Carmen Lúcia Mendes Leite, presidente da comunidade rural Terra Vermelha, agradeceu o recebimento de uma patrulha mecanizada e solicitou investimentos em infraestrutura, como água, estradas e pontes.
Botelho ressaltou a importância do diálogo com as lideranças locais para promover melhorias na região, especialmente quando essas estão organizadas por meio de associações ou cooperativas. Ele reiterou seu apoio à agricultura familiar e mencionou algumas ações já realizadas para os pequenos produtores, como a construção de tanques de peixes, a regularização fundiária e a entrega de equipamentos como patrulhas mecanizadas, veículos utilitários e insumos.
O deputado defendeu a execução de um projeto em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - Empaer, para o cultivo de plantas que possam potencializar os recursos das famílias rurais, como mudas de banana e café.

Além das demandas relacionadas à agricultura e infraestrutura, outras questões foram abordadas durante a reunião. Flavio Thompson falou sobre a importância da ampliação do projeto educativo regional nas escolas, enquanto Jaqueline Coelho reivindicou melhorias na região, como a sinalização de ruas. A comissão Feras da Podologia, representada por Vera Santana, solicitou apoio para a inserção de podologia na saúde pública.
A reunião contou com a presença de mais de 30 lideranças, incluindo o presidente do Tribunal de Contas do Estado - TCE/MT, Sérgio Ricardo, e diversas outras representantes de comunidades e instituições da região.