ACADEMIA FC
AA ARAGUAIA
CE DOM BOSCO
CUIABÁ EC
LUVERDENSE EC
MIXTO EC
NOVA MUTUM EC
OPERÁRIO VG
PRIMAVERA AC
UNIÃO ROO
Eduardo Botelho (União), presidente da Assembleia Legislativa, lidera em todas as projeções para a corrida eleitoral à Prefeitura de Cuiabá, conforme indicado pela última pesquisa do Instituto MT Dados. Essa pesquisa, a primeira realizada após a confirmação de Botelho como candidato pelo grupo político do governador Mauro Mendes (União), revela que, em um dos três cenários examinados, Botelho poderia conquistar a vitória no primeiro turno.
No primeiro cenário, Botelho encabeça a disputa com 33% das intenções de voto, seguido, de longe, pelo deputado federal Abílio Brunini (PL), com 19%, e pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 14%. O atual vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), é mencionado por 6% dos entrevistados, enquanto o deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB) e outros candidatos receberam 4% e 1%, respectivamente. Brancos e nulos somaram 5%, e 17% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
No segundo cenário, com Lúdio confirmado como candidato da Federação Brasil da Esperança, mantendo-se a tendência, Botelho lidera com 34%, Abílio com 19%, e Lúdio com 15%. Juca do Guaraná aparece em quarto lugar, com 4%, e brancos e nulos somam 7%, com 20% dos entrevistados não sabendo ou não respondendo.
A terceira hipótese examinada, com a troca entre Lúdio e Stopa, sugere uma vitória de Botelho em primeiro turno, alcançando 38% das intenções. Abílio mantém seus 19%, enquanto Stopa tem 7%, e Juca, 5%. A possibilidade de definição em primeiro turno é sugerida pela soma das intenções dos três oponentes, que é inferior ao índice atingido pelo candidato do União Brasil. Nesse cenário, brancos e nulos somam 9%, e 22% não sabem ou não respondem.

No que se refere a um eventual segundo turno, Botelho lidera em todos os cenários testados, vencendo Abílio por 45% a 21%, Lúdio por 44% a 18%, e Stopa por 49% a 8%. O MT Dados também considerou cenários sem a participação de Botelho, e em uma disputa entre Abílio e Lúdio, o candidato do PL venceria por 25% a 24%. Se a disputa fosse entre Lúdio e Stopa, o petista ganharia, 27% a 11%.
Em relação à rejeição, Abílio lidera, com 22% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Juca do Guaraná fica em segundo lugar, com 14%, seguido por Lúdio, com 13%, e Stopa, com 8%. Botelho, líder nas pesquisas, é o candidato com menor rejeição, apenas 5%.
Na modalidade espontânea, onde os nomes não são apresentados, Botelho é citado por 18,3% dos entrevistados, seguido por Abílio com 10,9%, Lúdio com 8,9%, Stopa com 2%, e Juca com 1,3%. Outros candidatos, como o chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, Ulisses Moraes e Marcos Ritella, são mencionados por menos de 1% dos entrevistados cada.
A pesquisa do MT Dados entrevistou 1.060 eleitores de Cuiabá entre os dias 7 e 10 de março, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MT-07478/2024.