• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

"Estação de Tratamento de Água Barra do Pari traz alívio para os residentes de Várzea Grande", afirma Botelho

ALMT teve papel fundamental na aprovação de leis para MT retomar o equilíbrio financeiro e investir, especialmente na construção de ETAs

Data: 26/02/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, destacou a importância da construção da Estação de Tratamento de Água Barra do Pari (ETA Barra do Pari) para os 60 mil moradores da região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande. A inauguração da ETA Barra do Pari ocorreu no último sábado (24), na Cidade Industrial.

Botelho ressaltou que a água é fundamental para o progresso e atratividade de investimentos em uma região. Ele celebrou a entrega da ETA como um marco para resolver o problema recorrente da falta d'água na população de Várzea Grande, afirmando que essa conquista abre portas para a solução desse desafio de longa data.

Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença do governador Mauro Mendes, moradores e diversas autoridades, Botelho enfatizou o esforço da ALMT em trabalhar em conjunto com o governo estadual para solucionar questões importantes para a população, como a escassez de água. Ele destacou diversas ações da ALMT, incluindo regularização fundiária, recapeamento, tapa-buracos, asfaltamento, iluminação pública em bairros e outros projetos em parceria com o governo do Estado.

O governador Mauro Mendes salientou que a construção da ETA Barra do Pari é parte de um esforço para resolver um dos problemas históricos mais graves de Várzea Grande, a falta de água. O prefeito Kalil Baracat agradeceu o apoio da ALMT e do governo estadual, que resultou na liberação de recursos para a realização do empreendimento.

A matéria destaca a presença de moradores na inauguração, alguns dos quais expressaram sua satisfação com o investimento, como Dona Nanil, que, embora não enfrentasse problemas de falta d'água em sua casa, torceu pela melhoria na vida de amigos dos bairros vizinhos beneficiados pela nova estação de tratamento.

José Maria Gomes, morador do bairro Tarumã, expressou sua esperança de que a situação melhore consideravelmente para os moradores, enquanto lideranças do Jardim Eldorado, 2ª Etapa, Laerte Cesário de Oliveira e Gonçalo Godoy, afirmaram que a ETA Barra do Pari trará significativas melhorias para a comunidade.

A ETA Barra do Pari, localizada na Estrada da Passagem da Conceição, possui capacidade para tratar 250 litros de água por segundo. A obra recebeu um repasse de R$ 26,9 milhões por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e contrapartida municipal de R$ 12 milhões. A estrutura inclui uma adutora de água bruta, uma estação com três adutoras para água tratada e três reservatórios apoiados com capacidade para armazenar 4,5 milhões de litros.

 










Top