• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Agrobot: Senai Rondonópolis utiliza experiência internacional para almejar vitória em competição nacional de robótica

Essa é uma das oito equipes que representam Mato Grosso no Torneio Sesi de Robótica, que acontece entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília (DF)

Data: 23/02/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



A experiência de participar de uma competição internacional é um diferencial significativo para a equipe Agrobot do Senai Rondonópolis, que se prepara para sua segunda competição nacional, o Torneio Sesi de Robótica, programado para ocorrer de 28 de fevereiro a 2 de março em Brasília (DF). A Agrobot é uma das oito equipes representando Mato Grosso nessa competição.

No ano de 2023, a equipe mato-grossense teve a honra de representar o Brasil no Mundial de Robótica, o World Championship, realizado em abril, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Essa experiência não apenas proporcionou conhecimento, mas também impulsionou ainda mais a equipe rondonopolitana.

Para este ano, a equipe apresenta um novo robô denominado Aurora, inspirado em fenômenos naturais, especialmente a aurora boreal, um fenômeno luminoso observado em algumas regiões do Hemisfério Norte. No entanto, a inspiração em robôs internacionais também está sendo aplicada na construção da Aurora, como explicou um dos mentores da equipe, Djair de Oliveira.

“Assim como na edição passada, nos inspiramos em robôs de alto nível de equipes do exterior, analisamos as propostas dos robôs e discutimos as adaptações de sistemas para realizar a construção, visto que a infraestrutura disponível no Brasil é diferente do exterior causando vários impactos para a construção”, destacou Djair.

Os oito talentosos membros da equipe que competem na categoria FRC – FIRST Robotics Competition, conhecida como a olimpíada da robótica, incluem os alunos: Carlos Brito, Guilherme Araujo, Hendryos Henrique, João Gomes, Leandro Oliveira, Leticia de Freitas, Matheuz Menezes e Victoria Pereira. Os mentores dessa turma são Djair Oliveira, João Pedro Pistori, Ronald Willians e Thiago Carvalho.

Com muito esforço e horas dedicadas, eles buscam repetir o sucesso e conquistar mais uma vaga no mundial. Djair destaca que estão trabalhando incansavelmente para entregar um robô que atenda às altas expectativas da competição, atentando para cada detalhe necessário.

“Estamos literalmente virando dias e noites para entregar um robô que atenda nossas expectativas, testando sistemas mecânicos, lógicas de programação, preparando as apresentações no Pit, treinando os players e discutindo com outras equipes ideias sobre scouting, para que possamos nos aperfeiçoar cada dia mais”, pontuou Djair.

Se depender da determinação dos participantes, Mato Grosso promete se destacar na competitividade e tecnologia neste ano. Para saber mais sobre a equipe, acesse @agrobot9168 no Instagram.

O Torneio Sesi de Robótica está inserido na programação do VI Festival Sesi de Educação, a ser realizado no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. Mais de 2 mil estudantes de todo o país participarão da competição, que classifica as melhores equipes para torneios internacionais, incluindo o World Championship, a copa do mundo de robótica, agendada para abril em Houston, nos Estados Unidos.







Top