• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Botelho e Janaína comemoram 25 anos da Defensoria Pública com sessão solene na ALMT

Deputados entregam honrarias para membros da Defensoria e homenageiam advogado renomado, Nelson Willians, com Titulo de Cidadão Mato-grossense

Data: 21/02/2024 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



Os 25 anos da Defensoria Pública de Mato Grosso foram celebrados com a entrega de Moção, Título de Cidadão Mato-grossense e Comenda Dante de Oliveira aos dedicados membros da instituição. A cerimônia ocorreu na noite desta terça-feira (20) e foi presidida pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, com coautoria da deputada Janaina Riva.

Durante a sessão solene, Botelho ressaltou os avanços conquistados graças à força-tarefa implementada pela ALMT, Congresso Nacional e defensores públicos. "A Defensoria Pública é importante para Mato Grosso, para todo Brasil. É a garantia do direito ao cidadão que não tem condições de contratar um advogado. Garante o direito e igualdade assegurados pela Constituição", afirmou o deputado, destacando a luta pela autonomia da entidade.

Ao agradecer pela homenagem, Maria Luziane Ribeiro, defensora pública-geral, enfatizou que o trabalho está avançando cada vez mais. Em média, são registrados 1,8 mil atendimentos semanais somente em Cuiabá.

“É com imensa alegria e gratidão que nos reunimos para celebrar um marco muito significativo: os 25 anos de nossa Defensoria Pública. Instituição a quem sou grata de estar à frente como Defensora Pública-Geral desde 2023. São 25 anos de dedicação incansável na defesa das pessoas em condição de vulnerabilidade, de superação de desafios e de impacto positivo em muitas vidas no nosso estado”, afirmou Luziane Ribeiro.

Atualmente, 212 defensores públicos atuam em todo o estado, oferecendo atendimento na resolução extrajudicial de conflitos, defesa da mulher, população de rua, catadores de recicláveis, saúde, menores, e na defesa das pessoas encarceradas ou injustamente processadas, conforme determina a Constituição.

Rogério Borges de Freitas, o primeiro subdefensor público-geral, destacou a alegria do momento. “Em 2023 conseguimos um marco muito interessante e agradecemos à Assembleia Legislativa pelo empenho, pois hoje a Defensoria está presente em 79 comarcas, havia muitas pessoas que não tinham acesso à justiça pela falta de um defensor público, agora todos têm acesso nas mais longínquas comarcas”.

Recebedor do Título de Cidadão Mato-grossense, o advogado Nelson Wilians destacou a trajetória de sua empresa, que completa 15 anos no estado. Como CEO do maior escritório de advocacia da América Latina, o NWADV, Nelson Wilians Advogados, ele expressou gratidão pelo título e pelo reconhecimento da sociedade local.

“Para nós é um momento muito especial, ainda mais com o título de Cidadão Mato-grossense porque quando iniciamos as atividades aqui no estado, sempre tivemos como foco ser um agregador de valor, ou seja, queríamos trazer para a sociedade mato-grossense benefícios, riqueza, prosperidade, conhecimento. Quando recebo o título de cidadão é o laureamento desse nosso propósito porque o reconhecimento da sociedade local de que somos agregadores de valores, isso está no DNA da Nelson Willians. Estarei defendendo este título onde quer que eu esteja”, assegurou o advogado.

Além dos familiares e amigos dos defensores públicos homenageados, também estiveram presentes os deputados Wlad Mesquita e Wilson Santos.










Top