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MATO-GROSSENSE

Mãe de alunos com Transtorno do Espectro Autista destaca a educação inclusiva e o desenvolvimento em Mato Grosso

Cristiane Costa preside a Associação dos Amigos do Autista de Alta Floresta

Data: 04/02/2024 - Por: Da Redação


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Cristiane Costa Nascimento, mãe de dois filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), elogia a eficácia da educação inclusiva proporcionada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) no desenvolvimento dos estudantes autistas.

Seus filhos, Rian, de 14 anos, na Escola Estadual Jardim Universitário em Alta Floresta, e Renzo, de 8 anos, em uma escola pública municipal, beneficiam-se da abordagem inclusiva adotada pela Seduc.

Para Cristiane, que preside a Associação Amigos do Autista de Alta Floresta (AMA), a abordagem educacional inclusiva não se limita ao aspecto pedagógico. "A Secretaria trabalha o ano inteiro para ensinar as pessoas a respeitarem a diversidade e os limites de cada indivíduo", destaca ela.

A mãe ressalta que o tratamento diferenciado oferecido aos estudantes autistas contribui para que eles se sintam integrados ao ambiente escolar. Ela também enfatiza a relevância das salas de recursos multifuncionais, presentes em 358 das 647 escolas da Rede Estadual, que contam com professores especializados, além de apoio em materiais didáticos, mobiliário adequado e recursos pedagógicos.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reitera o compromisso de priorizar a formação educacional de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. No ano passado, o investimento em educação inclusiva ultrapassou R$ 34 milhões, e a expectativa é manter o compromisso em 2024, como parte do Plano EducAção 10 Anos.

O governo estadual implementou políticas públicas voltadas para efetivar práticas educacionais inclusivas, garantindo que nenhum aluno seja excluído do espaço educacional devido a deficiências. Investimentos em equoterapia, convênios com instituições filantrópicas e disponibilização de dispositivos ópticos são algumas das iniciativas destacadas.

Em 2023, a Rede Estadual de Ensino atendeu 9.128 estudantes PAEDE (Público-Alvo da Educação Especial), e a Seduc planeja ampliar esse atendimento em 2024. O corpo docente especializado inclui 1.093 professores de apoio especializado, 462 professores de salas de recursos multifuncionais, 25 professores domiciliares, 8 professores hospitalares e 162 professores intérpretes.










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