Durante visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil discute possíveis parcerias
A visita ao Estado é um encaminhamento às tratativas, com foco no setor econômico, apresentadas pela comitiva mato-grossense quando em visita à Índia
Data: 19/01/2024 - Por: Da Redação
ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:
Durante visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil discute possíveis parcerias
Crédito:
Durante sua visita a Mato Grosso com o objetivo de fortalecer os laços comerciais entre o Estado brasileiro e a Índia, o presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil, Leonardo Ananda Gomes, foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa estadual, Eduardo Botelho (União). Os principais temas em pauta foram o potencial de Mato Grosso como produtor de alimentos e possíveis parcerias para a criação de indústrias.
Ananda destacou a grande demanda por alimentos na Índia, que possui a maior população mundial, e ressaltou o papel de Mato Grosso como referência global na produção de alimentos. "Viemos trabalhar para fortalecer essa relação, viabilizando oportunidades de negócios", afirmou.
O presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil explicou que Mato Grosso é o quarto maior estado em termos de exportação para a Índia, com produtos como ouro, gergelim e óleo de soja sendo os mais negociados. Ele expressou o interesse da câmara em atrair investimentos, acreditando que Mato Grosso possui um ambiente propício para receber novos investimentos indianos.
Eduardo Botelho considerou a iniciativa como uma oportunidade importante para fortalecer a relação, abrindo portas para novas oportunidades de venda de alimentos produzidos em Mato Grosso. Ele destacou a importância de verticalizar algumas produções no estado, discutindo a possibilidade de parcerias para a instalação de indústrias, especialmente na produção de óleo de soja.
Botelho ressaltou ainda os investimentos do Estado na modernização do sistema de transporte, com a construção de uma ferrovia que conectará 16 municípios mato-grossenses à malha ferroviária nacional e ao porto de Santos. Ele enfatizou que essa infraestrutura facilitará o escoamento dos produtos do estado. "O Estado tem todas as condições de ser um grande produtor industrial, agregando ainda mais valor à nossa agricultura", afirmou.
A visita do presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil é um desdobramento das discussões econômicas apresentadas pela comitiva mato-grossense durante sua visita à Índia em dezembro do ano passado.