A Unidade Móvel de Vacinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) percorreu 74 municípios do interior de Mato Grosso entre julho de 2021 e novembro de 2023. Durante esse período, foram administradas 46.711 doses de vacinas e realizados 25.112 atendimentos.
Essa unidade faz parte do programa Imuniza Mais MT, lançado em julho de 2021, e desempenha um papel crucial no auxílio aos municípios de Mato Grosso para atingirem as metas de vacinação da população.
O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, destaca a importância dessa ferramenta governamental: "Essa é mais uma ferramenta do Governo do Estado que está à disposição para potencializar a vacinação em Mato Grosso. Por meio dessa unidade, nós auxiliamos os municípios que precisam chegar em locais mais remotos a alcançar o maior número possível de pessoas."
O Programa Imuniza Mais MT possui duas unidades móveis de vacinação, do tipo caminhão truck, totalmente adaptadas com recepção, sala de vacina, pequena rede de frio para armazenamento dos imunizantes, gerador de energia, ar-condicionado, frigobar, câmaras de conservação de vacinas, freezers e um elevador para acessibilidade de cadeirantes.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, destaca que os veículos estão à disposição dos municípios e entidades públicas para facilitar o acesso da população às vacinas, contribuindo na prevenção de doenças imunopreveníveis.
Os municípios interessados no serviço podem solicitar a unidade móvel enviando um e-mail para a Coordenadoria do Programa Estadual de Imunização: cpei@ses.mt.gov.br. A SES fornece os veículos e uma equipe técnica, enquanto os municípios são responsáveis pelos insumos, vacinador, mobilização da população e equipe técnica.
As vacinas disponíveis nas unidades móveis incluem aquelas contra hepatite A e B, poliomielite, rotavírus humano, febre amarela, tríplice viral DTP, HPV, meningocócica, tríplice bacteriana, dT (dupla tipo adulto), influenza, pneumococo e a vacina contra a COVID-19, como a bivalente.
O Governo do Estado investiu R$ 65 milhões no programa Imuniza Mais MT, destinando recursos para premiações a municípios com bom desempenho na imunização, reforma e construção da Rede Frio da SES, aquisição de veículos refrigeradores, câmara fria, ar-condicionado, equipamentos de refrigeração, insumos, serviços, capacitações e comunicação. O programa visa fortalecer as ações de imunização no estado, contribuindo para a proteção da população contra diversas doenças.