A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Estadual) compartilha dicas e orientações importantes para os consumidores que planejam viajar durante o período de férias escolares de janeiro. Até novembro de 2023, Mato Grosso registrou 1.722 reclamações relacionadas a viagens, turismo e hospedagem, 1.704 sobre transporte aéreo, 64 reclamações sobre aluguel de carros e 19 sobre transporte terrestre no portal Consumidor.gov.br.
Os problemas mais frequentes incluem dificuldades e atrasos na devolução de valores, cancelamentos de voos, ofertas não cumpridas, serviços não fornecidos, vendas enganosas e publicidade enganosa. Para evitar transtornos, os consumidores são aconselhados a planejar cuidadosamente os gastos, pesquisar preços e desconfiar de valores muito baixos. Antes de adquirir pacotes de viagens, reservar hospedagem ou comprar passagens, é recomendável buscar referências, avaliações e informações sobre o fornecedor, seja por meio de amigos, sites de reclamações ou consultando o Procon.
Além disso, é aconselhável evitar acessar promoções recebidas por SMS e redes sociais, preferindo digitar o endereço do fornecedor na barra de buscas para evitar links fraudulentos. Outras orientações incluem verificar cuidadosamente os contratos antes de fechá-los, conferir descrições e detalhes dos pacotes de viagem, entrar em contato antecipadamente com hotéis para confirmar reservas e detalhes, e observar os direitos dos passageiros em voos aéreos e rodoviários.
Em casos de problemas, o Procon recomenda buscar assistência e orientação nas unidades locais do Procon, registrar reclamações pelo WhatsApp ou pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia. Dúvidas e reclamações também podem ser encaminhadas pela internet ou diretamente às unidades do Procon.