O governador Mauro Mendes deu um passo adiante para permitir que Mato Grosso possa comercializar créditos de carbono resultantes da redução do desmatamento ilegal.
Nesta sexta-feira (08.12), ele se encontrou com a diretora executiva da Art Trees, Mary Grade. A Art Trees é a principal referência global para a certificação de créditos de carbono.
Durante a reunião, Mauro entregou a carta conceito de Mato Grosso, um documento que evidencia a aptidão do estado para a venda desses créditos, que têm potencial para atingir bilhões de dólares.
"O que precisamos agora é acelerar esse processo. Vamos ser mais ágeis para tornar isso efetivo. Vou dar prioridade a essa ação e acompanhar de perto", afirmou o governador.
A diretora executiva da certificadora destacou que a carta é "um passo muito importante" para obter as certificações.
"Começamos a conversar com o Governo de Mato Grosso, e estou muito feliz por receber essa documentação. Temos grande interesse em avançar com todas as etapas necessárias", disse Mary Grade.
O secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alex Marega, explicou que o próximo passo é reunir toda a documentação técnica exigida para obter a certificação.

"A partir do momento em que essa certificação for creditada, ou seja, quando esse padrão reconhecer que as nossas reduções de desmatamento e de degradação por incêndios são reais e verificáveis, abrimos caminho para a captação de recursos para o estado de Mato Grosso na ordem de bilhões de dólares", destacou.
O mercado de carbono opera com a venda de créditos excedentes provenientes da redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE). Empresas, países e estados que superam as metas de redução de emissões de carbono podem vender esse excedente.