• Cuiabá - -
Olho No Esporte MT
MATO-GROSSENSE

Inaugurado o primeiro banco de leite humano na região Norte de MT

Banco de leite é imprescindível para manter bebês prematuros vivos e saudáveis

Data: 07/12/2023 - Por: Da Redação


ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:



A Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), expandiu suas operações com a inauguração, na última terça-feira (05.12), do primeiro banco de leite na região Norte de Mato Grosso, no Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde. Esta é a sétima unidade no estado.

A implementação do banco de leite recebeu apoio da equipe técnica da SES, que realizou visitas técnicas, reuniões online e forneceu orientações aos profissionais do hospital. A Secretaria também desempenhou papel crucial nos processos de adequação da estrutura física, aquisição de equipamentos, materiais e mobiliários.

A instalação da unidade contou, adicionalmente, com o respaldo do Escritório Regional de Saúde do Teles Pires e dos Centros de Referências Estadual e Nacional da Rede Global de Bancos de Leite Humano.

O nutricionista e membro da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, destacou a importância do novo banco para as mães de bebês prematuros na região norte, oferecendo leite humano doado para manter a saúde de seus filhos.

"A população agora conta com mais uma unidade para fazer doações de leite humano e colaborar com a manutenção da saúde dos bebês hospitalizados em UTIs Neonatais. Isso é muito satisfatório", comemorou Rodrigo.

Além da recém-inaugurada unidade em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso já conta com outras seis unidades de coleta de leite humano, localizadas em Cuiabá (Hospital Geral, Hospital Universitário Júlio Muller, Hospital e Maternidade Femina e Hospital Beneficente Santa Helena), Rondonópolis (Santa Casa de Misericórdia) e Tangará da Serra (Hospital Santa Ângela).

A SES planeja implementar nos próximos dois anos mais dois bancos de leite humano na região do Teles Pires, uma unidade na região Sul e outros quatro bancos nas regiões de saúde do Alto Tapajós, Médio Norte, Noroeste Mato-grossense e no Araguaia Xingu.

"A rede está trabalhando para implementar esses bancos em função da construção dos quatro novos Hospitais Regionais que estão em construção nessas localidades", concluiu Rodrigo.







Top