A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do Meet Gala Amigos da Diversidade, realizado na Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM) na última quarta-feira (29.11). Acompanhada por sua filha mais nova, Maria Luiza, e pela empresária Idê Guimarães, madrinha do projeto, Virginia celebrou o lançamento do Centro de Desenvolvimento e Integração Social (CEDIS) do projeto CreSER, além de receber homenagens, incluindo o título de embaixadora.
O evento, que contou com a presença da influencer e madrinha da ação, Nicole Bahls, magistrados e convidados, foi promovido pela Associação Liberdade, sob a direção de Sandro Lohmann, ao longo de dois dias. Durante o encontro, pessoas LGBTQIA+ egressas do sistema prisional se reuniram para discutir temas que visam um cumprimento de pena mais humanizado, digno, efetivo e sustentável, com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do Tribunal de Justiça de MT.
A Associação Mais Liberdade busca proporcionar formação, participação e liderança na resistência, luta e superação do cárcere aos egressos. As atividades incluem atendimento social, psicológico, jurídico, formação, qualificação e encaminhamento em rede.
Virginia Mendes expressou a importância dessas ações, destacando os depoimentos impactantes de pessoas egressas, especialmente o inspirador trajeto de Sandro.
“Conheci histórias lindas e pude celebrar, juntamente com o Sandro e outras pessoas que superaram as dificuldades do sistema, as conquistas que eles já alcançaram”, afirmou Virginia Mendes.

A primeira-dama recebeu uma moção de reconhecimento pelo trabalho dedicado e contribuição para uma sociedade mais fraterna, igualitária e segura. Além disso, foi surpreendida com o anúncio de que nas futuras instalações do CEDIS será inaugurado o Centro de Referência, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Renda ‘CreSER Virginia Mendes’.
“Toda minha gratidão aos idealizadores, porque os pilares do SER - Superação, Esperança e Respeito serão eternizados”, agradeceu.
Virginia também expressou sua gratidão às pessoas envolvidas no projeto, incluindo magistrados, a influencer e madrinha da ação, Nicole Bahls, o embaixador, desembargador Orlando Perri, os patronos Ruth Semyramis e o juiz Geraldo Fidelis, e sua equipe Unaf.
"Vamos lutar contra o preconceito, porque todos somos iguais diante do nosso amado Deus", concluiu Virginia Mendes.